O Programa de Capacitação e Formação Continuada promoveu nesta quarta-feira (05), o II ComuniCâmara! O evento contou com palestras voltadas para os avanços na área da comunicação nas mídias sociais, assessoria de imprensa e marketing político. O momento de integração com comunicadores de Fortaleza resultou em uma troca de experiências diante do movimento de transformação constante da linguagem na internet.
A imersão nas transformações de linguagens na internet colocaram em destaque a utilização das redes sociais como meio de comunicação em massa, com um alcance antes inimaginável. Quer saber um pouco do que rolou por lá? Confira abaixo a lista completa de palestrantes e um pouco sobre os assuntos abordados no II Comunicâmara!
Alison Marques
Ao abordar “Marketing Político na Era Digital”, Alison Marques apresentou uma análise sobre imagens de autoridades políticas na internet e como isso ganhou proporção nas eleições de 2018 no Brasil.
Rafael Mesquita
Ao falar do “O jornalismo e as mídias sociais no terceiro setor”, Rafael Mesquita apresentou a atuação do terceiro setor e como as entidades se utilizam das mídias sociais na difusão das suas ações na Internet. O palestrante falou das mudanças nos últimos 25 anos e fez um comparativo com jornalismo empresarial e as entidades não governamentais, apontando as formas de comunicar das ONG’s como um modelo alternativo de comunicação.
Camila Freitas
A assessora de comunicação, Camila Freitas destacou a importância de momentos como este proporcionado pela Câmara Municipal de Fortaleza, e como o Legislativo comprometido na capacitação dos servidores e funcionários da Casa. Participando pela segunda vez do ComuniCâmara, Camila evidenciou a necessidade de atualização constante em relação ao universo da comunicação levando em consideração o aumento do uso das redes sociais.
Lucas Dorini
Abordando “O poder da internet para os profissionais de comunicação” Lucas Dorini ressaltou a importância da presença digital da empresas e como isso tem que ser trabalho junto com as ferramentas de comunicação. Durante a palestra, o publicitário Lucas Dorini frisou a participação da sociedade na comunicação digital, apontando que cerca de 89% das pessoas conectadas na internet utilizam como meio de acesso o Smartphone. Neste contexto Lucas Dorini reforçou o planejamento da utilização das mídias digitais na divulgação de empresas e que a versão mobile sempre deve ser pensada de maneira prioritária.
Mauro Costa
Mauro Costa falou sobre a exposição desnecessária e a necessidade da escuta ativa. “Nós comunicadores precisamos conhecer esse jogo”, apontou. Com foco no “furacão de informações”, Mauro Costa reforçou o papel da assessoria de imprensa na construção da identidade dos assessorados e como o planejamento das ações se mostra primordial na execução dos projetos. “A tecnologia da informação vem pra transformar e propõe novos desafios”, atentou.
Robson Loureiro
O diretor Geral da CMFor, Robson Loureiro destacou o Programa de Capacitação e Formação no incentivo e valorização dos servidores e funcionários da Casa, impulsionando a busca por aperfeiçoamento nos processos desenvolvidos pela CMFor. Agradecendo a participação de jornalistas atuantes em diversas áreas, Robson Loureiro falou sobre a integração entre o Legislativo e as diversas forma de comunicação.
Demóstenes Batalha
O diretor da TV Fortaleza, Demóstenes Batalha, reafirmou o compromisso da Câmara no engajamento dos profissionais no universo das mídias digitais. O diretor da TV Fortaleza destacou as novas formas de comunicar e como isso está relacionado com o dia a dia dos meios de comunicação do Legislativo.
Fotos: Reprodução/Site CMFor