Secult lança Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia

Cultura|Oportunidades

Com novas categorias e abrangência nacional, o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2018 foi lançado neste sábado, 8/12, durante o Fotofestival Solar, no novo anfiteatro do Centro Dragão de Mar. O Edital é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que tem o objetivo de ampliar a reflexão e a experiência artística, a formação de público e o acesso a bens e serviços culturais, por meio da fotografia. As inscrições são on-line e feitas pelo site de editais da Secult, no período de 10 dezembro de 2018 a 11 de fevereiro de 2019.

Garantido pela lei do Sistema Estadual de Cultura do Ceará, o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2018 destinará um total de R$ 280.000,00 a projetos autorais de fotografia. O prêmio irá reconhecer e fomentar a fotografia brasileira, por meio da seleção de 5 autores dentre os trabalhos inscritos. Cada autor poderá inscrever apenas uma proposta de um trabalho autoral em uma das três categorias de premiação: Categoria I – Narrativas Brasileiras; Categoria II – Descobertas; Categoria III – Novas Visões.

O Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia é uma ação de reconhecimento e promoção da produção cultural no campo da Fotografia cearense e brasileira e constitui-se como uma iniciativa que se insere nas políticas de fomento às Artes Visuais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com ênfase no estímulo aos processos e ciclos de criação, produção, difusão, pesquisa, memória e formação no campo da fotografia.

“Avaliamos o prêmio e tomamos um caminho de que ele pudesse ganhar uma abrangência nacional. A própria figura do Chico Albuquerque é uma referência nacional, merece esse destaque. Além disso, o Ceará já tem uma vocação e um percurso reconhecido na fotografia. De como a fotografia cearense dialoga com a fotografia nacional para que possamos ter aí um movimento de dentro para fora, de fora para dentro, de chamar atenção do país para o Ceará e vice-versa. Sobre as novas categorias, importante ressaltar essa relação delas com a obra: “narrativas brasileiras”, é esse ressaltar que o Chico apresentou ao construir ensaios fotográficos que apontavam nossa narrativa; a categoria “descobertas”, é esse olhar de generosidades que ele tinha com os novos fotógrafos e, por fim, “novas visões”, é essa ousadia e novidade que o trabalho aponta”, afirma Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

Mais informações

O Prêmio é uma homenagem ao fotógrafo brasileiro Chico Albuquerque (1917-2000) que nasceu no Ceará e tornou-se pioneiro na fotografia publicitária no País e um dos artistas mais inovadores de sua geração. Ao longo de uma trajetória de 68 anos dedicados à fotografia, consagrou-se como retratista de personalidades que marcaram a história brasileira. Dentre seus principais trabalhos, destaca-se o ensaio “Mucuripe” (1952) que retrata o cotidiano de jangadeiros do litoral cearense, revelando a profunda relação desses homens com o mar.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter