+ 5 dicas de beleza da época da vovó!

Beleza|dicas|Moda

O universo da beleza evoluiu muito com influência da tecnologia e da ciência, mas e como era na época da nossa avó?! A verdade é que na época delas também existia diversos truques para conseguir praticamente os mesmos resultados que temos hoje. E é por isso que em busca de toda essa sabedoria, trouxemos para você nesse post mais cinco dicas de beleza da época da vovó! E o melhor de tudo é que a maioria deles, senão todos, o dano que causam em nossa pele ou cablo são mínimos, visto que praticamente todos são naturais, sem uso de químicas fortes. Sendo assim fica até mais fácil de arriscar uma, ou todas, essas dicas de beleza, não é mesmo?! Então vem com a gente conferir a listinha que preparamos para você!

1 – Camomila

A flor de camomila sempre foi muito utilizada por nós mulheres em décadas passadas, e hoje, com a facilidade dos produtos de beleza, acabamos deixando de fora do nosso cotidiano essa plantinha milagrosa. Confira algumas das formas de utilizá-la:

  • Chá para clarear o cabelo: passe o chá de camomila nos cabelos e fique no sol por alguns minutos, ou então enxague os fios com a bebida após a lavagem. Mas isso só funciona se a base dos cabelos já for clara! Em fios escuros essa técnica infelizmente não funciona.
  • Escalda-pés para aliviar o estresse: quando estiver muito cansada ou estressada, experimente mergulhar os pés em uma bacia com água morna e espalhar saquinhos de chá de camomila. Você vai se sentir bem melhor!
  • Compressas para combater inflamações e inchaços: olheiras, espinhas e irritações da pele podem ser combatidas – ou pelo menos aliviadas – com compressas geladas de camomila. Faça o chá, deixe na geladeira e aplique no local. O resultado é incrível!

2 – Bucha Vegetal

Talvez você não conheça esse produto incrível que além de tudo é 100% natural! Essa esponja é um esfoliante natural. Ela ativa a circulação, acelerando o metabolismo e combatendo as indesejáveis celulites, retira da pele impurezas e células mortas, auxilia na remoção de pelos encravados – principalmente na região da virilha -, além de abrir os poros, devolvendo o brilho, a elasticidade e a maciez da cútis. Em meio a tantos problemas ambientais, ela tem ainda mais uma vantagem em relação às buchas artificiais: enquanto as esponjas sintéticas são feitas de petróleo, a bucha vegetal é biodegradável. Não espere mais: comece a usá-la já!

3 – Bobes!

Quem não conhece os famosos rolinhos para ondular os cabelos? Apesar da ascensão do babyliss, ele ainda é muito utilizado nos salões para dar um ar mais natural aos cachos, além de fazer também a cabeça das famosas! Mas o que pouca gente sabe é que também dá para esticar as madeixas com os bobes! O que determina a função é o tamanho: para alisar, use os grandes; ondular, os médios; e se quiser cachear escolha os pequenos.

4 – Pepino

Você pensa que colocar duas rodelas de pepino ao redor dos olhos é coisa sé de madame? Pois se pensa está muito enganada! Essa é uma das dicas de beleza já era usada por nossas mães e avós e o pepino é ótimo para amenizar as terríveis olheiras que surgem depois de uma noitada daquelas ou de um dia muito cansativo. Isso porque o pepino é rico em água, o que garante uma hidratação natural à pele, e possui dois compostos que tratam irritações da pele e inchaços: o ácido ascórbico e o ácido cafeico. E mais: por possuir uma temperatura mais baixa que a do corpo humano, o vegetal remove o calor e faz a pele “encolher”, deixando-a mais lisa.

5 – Touca de cabelo

Quer alguém melhor que nossa diva de Barbados, Riri, para fechar esse post?! Pois é, ela, em um de seus eventos, apareceu assim, com uma touca de cabelo, que é uma das nossas dicas de beleza! Engana-se quem pensa que para alisar os cabelos em casa só com escova ou chapinha. Na época da sua avó não existia nada disso e as mulheres desfilavam com fios super esticados. Como? Fazendo touca de cabelo! Além de dar um efeito super natural, o método não danifica os fios e é bem fácil de fazer. Então, vamos lá:

  1. Divida os cabelos em 3 partes;
  2. Enrole a parte do meio no alto da cabeça com um bobe grande ou presilha;
  3. Em seguida, penteie os cabelos da esquerda para a direita, contornando primeiramente a parte da direita e depois a da esquerda ao redor da cabeça; vai prendendo com grampos – dica: utilize-os com a parte ondulada virada para dentro, para não marcar os cabelos;
  4. Solte a parte do meio e contorne-a ao redor da cabeça também, prendendo primeiramente para baixo e em seguida para a direita, acompanhando o resto dos cabelos;
  5. Por último, coloque uma meia-calça cortada (a parte da cintura) para envolver a cabeça.

Fique por aproximadamente uma hora e depois repita o processo para o outro lado. Mas atenção: nunca faça a touca com os cabelos molhados! Isso prejudica os fios…

Tem mais dicas de beleza do tempo da vovó?! Conta pra gente nos comentários!

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter