A tecnologia está avançando tanto no mundo que, cada vez mais, nos surpreendemos com as coisas que ela é capaz de fazer. Não faz muito tempo, achávamos que ter um assistente pessoal em um telefone era coisa de filme de ficção científica. Hoje em dia, ter um assistente de voz no smartphone é a cosia mais comum do mundo.
E esses assistentes têm deixado nossa vida cadavez mais prática! Tão prática que, em breve, não precisaremos mais tocar no telefone para, por exemplo, fazer uma reserva em um restaurante!
Na verdade, alguns usuários do Pixel, smartphone do Google vendido nos Estados Unidos, já podem usufruir dessa facilidade. Trata-se de um recurso chamado Duplex, que foi liberado há pouco tempo no País. O assistente de voz se passa pelo dono do aparelho, liga para o local desejado e faz uma reserva. E tudo com comandos vocais, sem a necessidade de tocar no smartphone!
Recentemente, o recurso foi testado com sucesso com alguns usuários do Pixel. Em menos de dez minutos, o dono do telefone recebeu um e-mail com a confirmação da reserva no restaurante! Porém, muitas pessoas começaram a questionar se seria ético o assistente de voz do Google realizar a chamada e “enganar” quem atender. Afinal, a pessoa do outro lado vai pensar que está falando com uma pessoa real.
Para solucionar esse problema, o Google anunciou que, quando o recurso for liberado para todos os usuários do Pixel, o assistente de voz do Google se identificará dizendo: “Sou o serviço de reservas automatizado do Google”. Em tempos de Black Mirror: Bandersnatch, só podemos dizer “isso é tão Black Mirror!”
Fotos: Reprodução