Em comemoração ao “Dia do Ceará”, o Sobrado Dr. José Lourenço inaugura a exposição “Ceará de Babinski – Um Fabulário Incandescente de Maciej Babinski”. A mostra, que tem abertura nesta nesta terça-feira (17), às 19h, segue até o dia 18 de Março.
De acordo com informações da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), a exposição um é tributo do Sobrado Dr. José Loureço ao artista Maciej Babinskique, que elegeu o Ceará como pátria e matéria para o seu trabalho e pelos 80 anos de vida completados recentemente. São 16 pinturas em óleo sobre tela, 48 gravuras em água forte sobre cobre e 18 aquarelas, expostas, todas realizadas no Ceará nos últimos anos pelo artista.
Sobre o Dia do Ceará
“O Dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da lei nº13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799. A Lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará”.
Fotos: Reprodução