TST vai utilizar sistema de processo eletrônico no Ceará

Acontece

O ditado popular que diz que ‘”a justiça tarda, mas não falha”, pode cair em desuso? Se dependesse da vontade da Justiça, sim. Com o uso do novo sistema de acompanhamento eletrônico dos processos judiciais implantado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no Ceará, os processos podem pelo menos ser acompanhados “mais de perto”. Uma inciativa pioneira no Norte e Nordeste que pretende acelerar o andamento da Justiça do Trabalho no estado. O Ceará é o segundo na Federação a implantar o sistema eletrônico. Assim, as pessoas que tiverem interesse poderão consultar pela internet o andamento do seu processo na Justiça. O município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e outros 15 municípios cearenses serão os primeiros a usar o novo sistema.

O ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen, está confiante com o novo sistema. Ele fala das outras muitas ferramentas utilizadas pela Justiça em todo o Brasil, mas pontua os benefícios do sistema que o Ceará vai utilizar. “Em Caucaia, será uma versão mais atualizada. E, na medida em que formos implementando, terá novos recursos técnicos para tornar mais amigáveis para os interessados: juízes, advogados, reclamantes e reclamados”, enfatizou o ministro. Só a cidade de Navegantes, no interior catarinense que usava um beneficio parecido desde dezembro de 2011.

A expectativa do TST, é que a experiência de Caucaia possa se espalhar gradativamente por todo o Brasil. Dalazen diz que a expansão do sistema para todo o país é prioridade. Até março, ele começará a ser utilizado também pelas cidades de Várzea Grande (MT) e Arujá (SP). Mais que a alternativa de um sistema que possa resolver com mais agilidade os processos, é uma esperança para boa parte da população que espera meses e até anos pela conclusão de suas causas trabalhistas.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter