Casa do Barão de Camocim recebe exposição “Memorial Sinhá D’Amora”

Agenda Cultural|Cultura

13 telas de autoria de uma artista nascida em Lavras da Mangabeira (CE), além de diplomas, certificados, premiações, medalhas, troféus e utensílios de uso pessoal. A Prefeitura de Fortaleza  abre ao público a exposição “Memorial Sinhá D’Amora”, com obras e acervos da artista plástica cearense, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.

A cerimônia de abertura ocorrerá nesta sexta-feira (08/02), às 19h, com a apresentação de Anna Canário e Banda. Após cerimônia, a exposição ficará aberta para visitação no horário regular do equipamento, de terça a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado e domingo, das 10h às 17h.

Para o curador, Antonio Vieira, a exposição é o reconhecimento de toda a trajetória da artista em perpetuar a sua memória. “Ela traz consigo a capacidade transformadora da mulher nordestina em um meio dominado por artistas do gênero masculino”, pontua.

As principais obras da exposição foram frutos de um trabalho coletivo de restauração, realizado em parceria com a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e com o Instituto Cultural Iracema, durante o segundo semestre de 2018, no Curso de Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis e Integrados.

Fideralina Corrêa de Amora Maciel, mais conhecida como Sinhá D’Amora, destacou-se cedo por suas habilidades artísticas e tornou-se uma das mulheres pioneiras da sociedade cearense do início do século XX ao romper com a estrutura patriarcal da época por meio das Artes Plásticas.

 

Serviço:
Abertura da exposição “Memorial Sinhá D’Amora”

Quando: Sexta-feira (08/02), às 19h
Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 17h.
Endereço: Centro Cultural Casa do Barão de Camocim – Rua General Sampaio, 1632, Centro
Gratuito

 

Fotos: Reprodução / Fonte: Secultfor

Inscreva-se na nossa newsletter