Ao longo dos anos – e com muita luta! – as mulheres conquistaram vários direitos. Mas, ainda há muito mais por conquistar. O machismo no trabalho, por exemplo, ainda é um fator que prejudica a vida e a carreira de muitas mulheres. E foi justamente ao enfrentar situações assim que Kristen Lester, uma das mentes criativas da Pixar Studios, encontrou inspiração para fazer um curta-metragem sobre o tema.
Estamos falando de Purl, o mais novo curta metragem da Pixar. Vale lembrar que o estúdio é o responsável por grandes sucessos da animação como a franquia Toy Story e Monstros S/A, por exemplo. Pois bem, Purl é um novelo de lã que consegue uma vaga de trabalha em uma empresa chamada B.R.O Capital. O detalhe é que chegando lá, ela se dá conta de que todos os funcionários são homens.
O novelo de lã então se vê diante de várias dificuldades, tudo devido ao machismo no trabalho. Logo, a personagem acaba mudando seu jeito de agir para tentar sobreviver na corporação. Tudo para ser aceita pelos colegas do escritório. Mas, apesar de toda a tensão, a mensagem final do curta é positiva. Olha só:
Segundo a criadora, a situação foi baseada em seu primeiro emprego. “No meu 1º emprego, eu era a única mulher no escritório, e por isso, para fazer o que eu amava, de certa forma me tornei um dos caras. E então eu vim para a Pixar, e comecei a trabalhar em equipes com mulheres pela 1ª vez, e isso me fez perceber quanto do meu aspecto feminino eu escondi e deixei para trás”.
Isso é que é transformar uma dificuldade em arte, não?
Fotos e vídeo: Reprodução