Quer ficar por dentro de tudo de mais quente que rolou nos últimos dias no mundo da moda? O Rolê Fashion traz pra você um resumo dos acontecimentos mais relevantes na última semana: a coleção Cruise 2020 da Gucci, as roupas de balão de Fredrik Tjærandsen, o lançamento da nova marca de luxo do Grupo LVMH, a Fenty de Rihanna, e a exposição dos looks mais icônicos da carreira de Lady Gaga, a Haus Of Gaga. Vem conferir tudo com o Hype!
1 – Cruise 2020 da Gucci
Abrindo o nosso Rolê Fashion, a Gucci desfilou em Roma sua coleção Cruise 2020. Alessandro Michele resolveu fazer algo um pouco diferente do que já vinha fazendo á frente da grife italiana e usou, dessa vez, sua passarela para trazer uma discussão muito importante: um manifesto pela liberdade e os direitos das mulheres. Em tempos de uma onda conservadora crescente em todo o planeta, Michele vem questionar as regras impostas ao corpo da mulher e o cerceamento de sua liberdade. “É inacreditável que, ao redor do mundo, ainda há pessoas que acreditam que podem controlar o corpo da mulher, a voz da mulher. Eu sempre vou apoiar esta liberdade, sempre”, afirma o designer italiano.
2 – As roupas de balão de Fredrik Tjærandsen
Em 2019, um novo nome desponta: o estilista norueguês Fredrik Tjærandsen, a mente criadora por trás dos performáticos vestidos balão que viralizaram no Instagram. O designer, natural de Bodø, uma pequena cidade ao norte da Noruega, apresentou sua coleção na tradicional formatura do curso de moda da Central Saint Martin. Cada bolha é feita de borracha natural, com cerca de 5 metros de borracha necessários para criar cada vestido. Crucialmente, os vestidos podem ser usados mais de uma vez. Uma vez que os balões são esvaziados pelo lado de dentro (Tjærandsen desenhou um sistema de trinco que permite à modelo ativar o processo), o vestido pode ser re-inflado e reutilizado tanto como bolha como quanto vestido. Da noite para o dia ele ganhou mais de 25 mil seguidores no Instagram, depois que vídeos dos vestidos esvaziando (ao som da trilha-sonora de Under the Skin, de Mica Levi) foram compartilhados por artistas, editores e celebridades no mundo inteiro.
3 – Fenty da Rihanna
Rihanna revelou sua primeira coleção Fenty em Paris na noite de quarta-feira, 22 de maio. Depois de oficializar a criação de sua marca com o grupo LVMH no começo do mês, se tornando a primeira mulher negra a ter sua própria label de luxo – que é também a primeira nova marca do grupo desde 1987 –, Rihanna causou mais burburinho com o primeiro teaser da coleção, divulgado pela cantora nas redes sociais na última segunda-feira.
Os preços variam de 200 euros (US$ 223) para uma camiseta até 1.100 euros para um anorak. Custam bem menos do que marcas da LVMH como a Louis Vuitton, onde os vestidos formais costumam ser vendidos acima de 2.500 euros. Rihanna diz que quer manter os preços acessíveis na medida do possível, embora usando materiais e técnicas de luxo.”Espero poder alcançar um público amplo”, disse. “Mal posso esperar para sair na rua e me deparar com alguém que esteja usando a marca. Acho que vai ser um grande momento para mim.” Sua visão de marca de luxo mais inclusiva não se limita ao preço. A equipe da cantora projetou a coleção tendo o corpo de Rihanna em mente, em vez de uma modelo de passarela. “Sou uma garota curvilínea e, se as minhas coisas não me servem, não vai funcionar”, disse. “Tive que provar como cada peça se ajustava aos meus quadris, às minhas coxas, e me certificar de que não ficaria bem apenas em uma modelo magra.”
4 – Haus Of Gaga de Lady Gaga
Para fechar o primeiro Rolê Fashion nós trouxemos mais uma diva fashionista. Quando falamos de Lady Gaga é quase impossível não pensarmos nos looks mais icônicos possíveis. E, aproveitando sua residência de shows em Las Vegas, a cantora montou uma super exposição com o seu closet mega excêntrico. A Haus Of Gaga tem desde acessórios famosos utilizados em seus clipes, como o óculos de cigarro de ‘Telephone’, até os quatro looks usados em sua performance no red carpet do Met Gala. Um dos looks usados por sua personagem no filme ‘A Star Is Born’ também entrou para a exposição. A Haus of Gaga tem cerca de 40 peças do vestuário da cantora, que até então estavam mantidas em seu acervo pessoal. A entrada é gratuita e aberta ao público, o que é uma oportunidade e tanto para quem tá de passagem por Vegas, não é mesmo?!
Fotos: Reprodução.