Com o anúncio de novas parcerias e número recorde de empreendedores a serem selecionados, foi lançado, na manhã da última sexta-feira (5), o novo edital do Programa corredores Digitais! A quarta edição do programa chega cheia de novidades, que foram apresentadas durante evento no Polo de Inovação – Embrapii Fortaleza. As inscrições seguem até o dia 22 de agosto pelo site oficial do Programa.
O maior programa de desenvolvimento de negócios inovadores do Ceará atenderá nesta edição três formatos de empreendedores: os que têm apenas uma ideia; os que possuem uma solução formatada; e aqueles que já estão com sua startup no mercado.
O programa percorrerá três trilhas, impactando 10 mil cearenses com eventos/capacitações durante a chamada “difusão empreendedora”. As outras duas trilhas serão intituladas “criação de negócio”, que inclui uma jornada de transformação de ideias em modelos de negócio; e “tração de negócio”, para impulsionar startups que já realizam atividades operacionais, apoiando no acesso a mercado e investimentos.
Novas parcerias
Presente no evento de lançamento, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, enfatizou que nesta nova edição o programa irá aumentar as parcerias com entidades públicas e privadas. “Iremos envolver ainda mais as nossas instituições estaduais e empresas para que elas digam aos nossos jovens o que, de fato, eles precisam resolver, que problemas necessitam de solução, seja na questão da água, da energia e em setores estratégicos ao desenvolvimento do Estado”.
Já a coordenadora do Corredores Digitais, Gabriella Purcaru, frisou que as parcerias poderão acontecer de duas maneiras: através da “cooperação”, com cessão de estrutura física e mentorias pelas instituições parceiras; e por meio da “correalização”, na qual o parceiro poderá alocar recursos financeiros para investir no programa.
Inácio reforçou os objetivos do “Corredores”, criado para estimular o empreendedorismo e fomentar a cultura da inovação no Estado, lembrando ainda que toda a estrutura disponível para inovar está aberta à utilização dos jovens empreendedores – público-alvo principal do programa. “A quantidade de equipamentos públicos e privados voltados à Ciência e Tecnologia em nosso Estado, além de iniciativas como o Corredores Digitais, demonstram nossa capacidade enquanto ‘grande centro de Inovação’, gerando negócios que se transformam em riqueza e melhoram a vida da população”.
Durante o lançamento do edital, foi assinado o primeiro termo de parceria desta edição, envolvendo Secitece e a instituição Ninna Ventures, que apoia pessoas e empresas por meio de negócios inovadores.
Depoimentos de quem já participou
“Para nós, foi fundamental a participação no Programa Corredores Digitais. A nossa startup, LogisticsGame (@logisticsgame), consiste em um jogo empresarial focado à tomada de decisões, abrangendo a parte comercial, logística, marketing, entre outras. Agradecemos ao Governo do Ceará/Secitece, pois foi através do programa que conseguimos alinhar nossos processos organizacionais e de planejamento estratégico, bem como o foco e o direcionamento correto na nossa startup, o que nos permitiu entrar em grandes mercados. Devemos muito ao Governo do Ceará por nos apoiar em um mercado tão difícil e competitivo.
E para quem está querendo entrar de cabeça nessa quarta edição, nós super incentivamos à participação no programa, pois ele é um diferencial para qualquer startup. Então, quem puder, participe! Entre de cabeça e não perca nenhuma das etapas, todas elas são muito exigentes e, por isso, todo o empenho é fundamental. Não perca essa oportunidade, porque o crescimento é certo”, ressalta Gustavo Peter, CEO LogisticsGame.
Ficou interessado(a)? Confira abaixo alguns números do Programa Corredores Digitais!
– Quatro edições
– 450 ideias já apoiadas
– 133 novas tecnologias já lançadas
– 20 projetos no início e salto para 220 times de empreendedores a serem atendidos nesta edição
Sobre o programa Corredores Digitais
O Corredores Digitais é um programa integrado de capacitação, mentoria, networking e prêmios, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) para pessoas que objetivam transformar suas ideias, pesquisas, invenções ou negócios em estágio pré-operacional em modelos de negócios inovadores, competitivos, lucrativos e socialmente responsáveis.
Para mais informações e inscrições, acesso o site do programa clicando aqui! Vamos entrar nessa? Esta pode ser a sua chance de colocar a sua ideia em prática e impactar o mundo!
Fotos: Reprodução