Com o avanço das redes sociais e das tecnologias, é cada vez mais comum passarmos horas e horas de olho em telas. Seja do celular, computador ou tablet. O fato é que ficamos tanto tempo imersos que às vezes acabamos nos distraindo e nos sujeitando a alguns riscos. Por exemplo, em Paris, já foram registrados mais de 4500 acidentes com pedestres anualmente. Pensando em chamar a atenção e evitar este tipo de coisa, uma agência investiu em um outdoor que anda chamando atenção.
Criada em parceria da Agency Service Plan France e a autoridade francesa de segurança rodoviária DRIEA (Direction Régionale et Interdépartementale de l’Equipement et l’Aménagement), a campanha interativa fica na prevenção de acidentes com pedestres. A ideia é conscientizar as pessoas dos riscos de atravessar a rua sem olhar.
Os outdoors foram instalados nos principais cruzamentos de Paris. Sempre que algum pedestre desavisado atravessa a rua sem olhar, um sensor detecta o movimento e é emitido um som de “colisão virtual”. Nesse momento, uma outra câmera tira uma foto da pessoa reagindo ao som de colisão. A imagem recém tirada vai para o outdoor acompanhada de uma frase de impacto – “não se arrisque olhar para a Morte cara a cara”. Confere só o vídeo:
A campanha de prevenção de acidentes com pedestres foi tão forte que foi eleita uma das 40 de maior sucesso promovendo boas causas pela The Good Report, organização que celebra as melhores campanhas globais de responsabilidade social e ambiental.Já achamos que temos que espalhar a campanha para outros países, hein???
Fotos e vídeos: Reprodução