Se você é uma apaixonada pelo mundo da moda, ou entende minimamente sobre o assunto, não tem como discordar de que Yves Saint Laurent é sim um dos estilistas mais famosos do mundinho fashion. E, se estivesse vivo, um dos maiores nomes da moda teria completado 83 anos recentemente, em junho passado. Com uma vida regada de excessos e criações icônicas, fatos sobre ele são o que não faltam. Por isso selecionamos 15 curiosidades sobre Yves Saint Laurent. Vem conferir com o Pátio Hype!
1 – Dior
O primeiro trabalho de Yves Saint Laurent foi ao lado de ninguém menos que Christian Dior. E quando o fundador da grife veio a falecer foi Yves quem entra no comando da label italiana, que naquela época já tinha dez anos de estrada e estava bombando!
2 – Pierre Bergé
Infelizmente Yves Saint Laurent á frente da Dior não durou muito. O estilista argeliano logo foi chamado para cumprir o exército de seu país, teve alguns problemas de cabeça e foi demitido da grife italiana. A tarefa de dar a notícia ao estilista foi Pierre Bergé, quem futuramente se tornaria seu grande parceiro de trabalho e vida. Pierre foi quem propôs e ajudou Yves a abrir sua marca homônima.
3 – Karl Lagerfeld
Duas grandes mentes criativas chegam a Paris e começam sua carreira na moda no mesmo período. Karl Lagerfeld e Yves Saint Laurent alimentaram essa relação de enemigos íntimos por alguns motivos, e um deles foi o envolvimento amoroso de ambos pelo mesmo homem. A disputa de egos e o mercado de moda também ajudaram bastante nessa relação nada amigável.
4 – Turminha descolada
Ao contrário de Kalr, que era mais certinho, Yves Saint Laurent sempre pertenceu á turminha de descolados. Um de seus grandes amigos era Andy Warhol e toda aquela galera louquíssima do Studio 54.
5 – Musas
Yves Saint Laurent, sempre muito frágil, e com uma relação muito forte e íntima com as mulheres, vivia cercado de musas, que também sustentavam uma relação de amizade. Uma dessas musas e amigas era Paloma Picasso. Isso mesmo, a filha de Pablo Picasso.
6 – Campanhas polêmicas
Campanhas polêmicas sempre fizeram parte da vida de Yves Saint Laurent. Uma das mais famosas é a do perfume Opium, que além de usuário, ele coloca na fragrância de luxo o nome da droga. As campanhas sempre trouxeram, inclusive as mais recentes, modelos nuas e fotografias ousadas.
7 – Manda nudes
E por falar em nudes, Yves era uma pessoa bem livre e não levava tão sério assim posar nu. Ele mesmo pousou pelado, em 1971, para seu fotógrafo preferido, Jeanloup Sieff. O resultado é a belíssima fotografia acima.
8 – Peças icônicas
Assim como várias outras coisas, Saint Laurent possuía peças icônicas que faziam parte do closet da mulher que veste a grife, e o smoking feminino foi um dos visuais incorporados.
9 – África
Um de seus mais icônicos desfiles foi uma celebração a tudo o que Yves visualizou na África: cores, texturas, modelagens… E o questionamento que fica é: será que a reação das pessoas seria a mesma hoje em dia com relação a desfiles como esse?!
10 – Azul Majorelle
Yves Saint Laurent sustentou por toda sua vida uma relação muito próxima com Marrakesh, onde ele tinha uma casa, a qual o inspirou na criação do Azul Majorelle, tão presente em suas coleções.
11 – A arte
A relação de Yves com a arte sempre foi algo interessante e curioso. Uma de suas peças mais icônicas, o vestido inspirado nas obras de Mondrian, que vinham em seis versões.
12 – Vanguardismo
Sempre á frente de seu tempo, muito vanguardista, Yves Saint Laurent foi responsável pela primeira capa de revista de moda com uma modelo negra, que foi um tanto relutante á ideia. Porém, quem acabaou estampando a capa da edição de 1988, foi Naomi Campbell!
13 – Met Gala
Amigo de Diana Vreeland, uma das curadoras no Metropolitan, Yves foi o primeiro estilista homenageado pelo baile de gala, com exposição no museu.
14 – Copa do mundo
Abertura da copa do mundo na França, em 1988, teve nada menos que um dos últimos desfiles de Saint Laurent, com direito a mais de 300 modelos desfilando.
15 – Rive gauche
Cansado do prét-a-porter e da alta costura, Saint começa a querer popularizar sua marca, e cria a Rive Gauche, uma linha mais acessível da Saint Laurent, e que ficava no lado do Rio Sena onde também era frequentado pelos boêmios e revolucionários franceses da época.
E aí, faltou alguma? Conta pra gente nos funcionários!
Fotos: Reprodução.