Prefeitura de Fortaleza inaugura Mini Areninha Fonsequinha

Acontece|Cidade|Esportes

Nossa cidade acaba de receber mais um equipamento importante para a prática do esporte! O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na noite desta quinta-feira (12), a 10ª Mini Areninha de Fortaleza. O equipamento, instalado no bairro Mondubim (Regional V), estimula a inclusão social por meio do esporte e do lazer. A iniciativa reúne esforços da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará por meio do Programa Juntos por Fortaleza.

Diversas estruturas compõem o espaço. Dentre elas, campo de 672,84 m² com gramado sintético, alambrado, refletores, itens esportivos e projeto paisagístico. O entorno do equipamento foi contemplado, ainda, com a instalação de luz branca e a padronização de calçadas. Os recursos investidos foram da ordem de R$ 246 mil.

De acordo com o Prefeito, além de urbanizar e requalificar campos de futebol em áreas estratégicas da Cidade, o objetivo é entregar à população um espaço seguro de convivência e formação cidadã. “Este equipamento, além de bacana, oferece material de primeira e promove o esporte, a cultura e o lazer. Nosso objetivo é fazê-lo servir a muitas gerações de crianças e jovens por meio de um projeto social capaz de descobrir talentos do futebol. Além disso, a Mini Areninha homenageia a história de um grande humorista cearense, Fonsequinha, que, infelizmente, foi vítima de um ato de violência. Esperamos que este espaço, com o nome dele, possa prevenir o crime e promover a paz”, afirmou Roberto Cláudio.

O estudante Wendel Steferson sonha em se tornar jogador profissional comemorou a implantação do equipamento. “Uma Areninha é sempre bem-vinda para explorar o talento de quem joga futebol e para manter a juventude afastada do que é ruim, das drogas e do mundo do crime. Pretendo continuar no esporte e estudar muito, conciliando as duas atividades. Assim, o futuro será positivo”, comentou.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário Estadual do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro destacou o papel social do projeto. “Este equipamento, fruto do Programa Juntos por Fortaleza, vai transformar realidades aqui no Grande Mondubim, como vem transformando em Fortaleza e em muitas cidades do Estado do Ceará. As Mini Areninhas e as Areninhas não são apenas um equipamento esportivo, mas uma oportunidade de transformar vidas”, disse.

Sobre as Areninhas

O projeto Areninhas está urbanizando e requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Fortaleza trabalha, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), na construção de mais duas Mini Areninhas. Os equipamentos serão instalados nos bairros Bonsucesso e Ipiranga. As obras têm conclusão prevista para o segundo semestre deste ano.

Com a Mini Areninha do Mondubim, o número de equipamentos chega a dez. Já foram entregues Mini Areninhas no Conjunto Ceará, Morro Santa Terezinha, Castelão, Panamericano, Conjunto Padre Hélio, Guajeru, Bom Jardim, Paupina e Carlito Pamplona. A Cidade conta também com 23 Areninhas inauguradas e entregues ao longo dos cinco anos do projeto. São elas: Campo do América (Meireles), Thauzer Parente (Quintino Cunha), Campo do Sevilha (Genibaú), Campo do Pici (CSU César Cals), Pirambu, Vila União, Aracapé, Conjunto Ceará (Polo de Lazer), Sítio São João, Campo do Grêmio (Barra do Ceará), Campo do Novo Ideal (Rodolfo Teófilo), Campo do Barroso, Sargento Hermínio, Beira-Rio, José Walter, Parque Dois Irmãos, Conjunto Esperança, Praia do Futuro I (Serviluz), Praia do Futuro II (Caça e Pesca), São Bernardo (Messejana), Planalto Ayrton Senna, Grande Bom Jardim e Vila Betânia (Parangaba).

Projeto Atleta Cidadão

Nas Areninhas, também são implantados núcleos de projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), como o Atleta Cidadão. A iniciativa oferece todo o material necessário à prática do futebol e contempla pessoas inclusas na faixa etária compreendida entre 8 e 29 anos. As inscrições são realizadas mediante preenchimento de formulário e repasse de informações indispensáveis.Os horários das atividades são oferecidos em dois turnos e definidos de acordo com a demanda da comunidade.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter