Casa de Juvenal Galeno comemora centenário com diversas atrações

Agenda Cultural|Cultura

A Casa de Juvenal Galeno, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, é hoje um dos mais antigos Centros Culturais Cearense em atividade, congregando mais de 20 entidades em sua sede, e fortalecendo a arte nas mais diversas linguagens. Berço e residência do poeta cearense reconhecido em todo o País, a Casa de Juvenal teve seu tombamento definitivo como patrimônio em nível estadual em 2016, pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa).

Ativa desde 1919, a Casa de Juvenal Galeno já recebeu visitas do porte de Patativa do Assaré, Luís da Câmara Cascudo, Rachel de Queiroz e Filgueiras Lima, que viviam intensamente a cultura e debatiam a política do país, além de fomentarem a produção literária de cada época.

Para comemorar o Centenário deste equipamento de grande importância para a cultura do Estado, ocorrerá o Lançamento de Antologia organizada para esta data, além de sessões solenes, palestras, lançamento de cordéis, apresentações teatrais, musicais, entre outras ações organizadas pelas associais e pela direção da Casa de Juvenal Galeno.

“Esta justa homenagem à Casa de Juvenal Galeno será um encontro de várias entidades culturais sediadas no equipamento, bem como de instituições e grupos que promovem a cultura em nosso Estado”, destaca Antônio Galeno, diretor do equipamento e bisneto de Juvenal e diretor da casa.

Além do centenário do equipamento, em 2019 comemoram-se os 183 anos de nascimento de Juvenal Galeno; os 83 anos de fundação da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno; e os 6 anos de fundação da Academia de Letras Juvenal Galeno.

Confira a programação de comemoração aqui: https://www.secult.ce.gov.br/2019/09/23/centenario-da-casa-de-juvenal-galeno-e-marcado-por-grande-diversidade-cultural/

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter