Se você é um grande fã da rede do palhaço de sanduíches, pode ser que repense um pouco sua preferência após ler esta matéria. Isso porque um homem na Islândia tem mostrado como um lanche do Mc Donald’s pode ser realmente durável. Mas não de uma forma boa. Acontece que o lanche dele foi comprado há 10 anos e até agora não apodreceu. Duvida? Pois ele mostra o lanche ao vivo, todos os dias, para quem quiser ver…
Hjortur Smarason vive na Islândia e comprou o lanche do Mc Donald’s em 2009, ano em que a rede fechou todas suas lojas no País. “Tinha ouvido falar que (alimentos do) McDonald’s nunca se decompõem, então queria saber se era verdade ou não”, declarou o homem a agência de notícias France Presse. Foi então que ele comprou um combo de sanduíche com fritas da rede.
Isso aconteceu há exatos dez anos, no final de outubro de 2009. E agora, passado todo esse tempo, não é que o lanche da Mc Donald’s parece muito bem, obrigado? Parece que nem um dia passou. As batas murcharam pouca coisa, mas não demonstram nenhum tipo de mofo ou bolor, ou qualquer outro sinal de apodrecimento. Só o papel que parece ter envelhecido mesmo.
O combo está exposto em um hostel chamado Snotra House, localizado ao sul do país. Ele fica guardado sob uma redoma de vidro e qualquer pessoa pode ir lá conferir pessoalmente o feito. Acha a Islândia muito longe? Pois bem, através de um streaming, imagens do lanche são transmitidas ao vivo diretamente pela internet, para quem quiser acompanhar junto o que se passa com o tal lanche.
A “rota” do sanduíche
Antes que você pense que o lanche ficou preservado por estar na redoma de vidro, saibam que a coisa não foi bem assim. Nos primeiros três anos, o combo ficou meio que “largado” em uma sacola de plástico na garagem de Hjortur. Ele não acreditava que o sanduíche fosse resistir tanto tempo. Quando viu que passado esse período o cheeseburger não se decompôs, resolveu doá-lo para o Museu Nacional da Islândia.
Pouco depois, Smarason recebeu o sanduíche de volta. Segundo ele, um especialista do museu resolveu devolver o item porque o museu não teria condições de receber e preservar alimentos. “Acho que ele (representante do museu) estava enganado, porque este sanduíche se preserva sozinho”, comentou Smarason. Foi aí então que o lanche foi parar em um hostel na capital do país um tempo para, depois, ir para o hostel que o abriga ainda hoje.
Vale lembrar que esse não é o primeiro caso de pessoas que compraram um lanche do Mc Donald’s e o guardaram para ver o que acontecia. Em 2013, a rede emitiu um comunicado oficial sobre esse tipo de experimento, que foi popular um tempo. “Olhe de perto: os hambúrgueres que você está vendo provavelmente estão secos e desidratados, e de forma alguma estão ‘do mesmo jeito que do dia em que foram comprados’. A realidade é que nossos hambúrgueres são feitos apenas de carne 1005 inspecionada pelas autoridades americanas. Não há conservantes ou preenchimentos em nossas carnes, e a única adição é de um pouco de sal e pimenta na grelha”, diz o comunicado.
E então? Acreditam na rede ou acham que tem mais coisa aí?
Fotos: Reprodução