Expandindo o acesso ao aprendizado por meio da cultura, o Projeto Leitura na Praça chegou, nesta quarta-feira (20/11), à Praça João XXIII. Por meio da iniciativa, a Prefeitura de Fortaleza oferece uma série de livros infantojuvenis, organizados em quiosques metálicos, disponíveis à população para leitura rotativa. A ação, idealizada pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, irá distribuir 60 equipamentos similares pelas sete Regionais da Cidade, ofertando, cada um, cerca de 400 títulos variados.
Dentre as temáticas exploradas, destacam-se solidariedade, cidadania, autoestima, vínculos familiares, sonhos e criatividade. Além de auxiliar o processo de aprimoramento da linguagem, a leitura amplia o vínculo afetivo entre pais e filhos e fortalece a estrutura psíquica e emocional da criança, possibilitando a constituição de bases seguras para a autonomia e o relacionamento social.
Alcance do Projeto
Além do recém-inaugurado, a Prefeitura de Fortaleza já entregou dez outros quiosques do projeto Leitura na Praça. Ao todo, serão estrategicamente instalados 60 equipamentos similares na Cidade, em uma importante ação que busca impactar toda a comunidade. Todas as Regionais serão contemplados.
Adoção dos quiosques
Os adotantes dos espaços em que se instalam o projeto Leitura na Praça passam por uma capacitação da Prefeitura de Fortaleza sobre autogestão do equipamento social que será implantado na comunidade. Além disso, é firmado um Termo de Compromisso com a gestão municipal para definir o horário de funcionamento e a organização.
Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura de Fotaleza