Completando 60 anos em 2019, a Barbie continua a quebrar barreiras por aí. Prova disso é a mais nova empreitada da boneca: ela se junta à marca À La Garçonne, sob o comando do estilista Alexandre Herchcovitch, para a próxima colaboração criativa da Riachuelo, que desembarca dia 2 de dezembro em 65 lojas físicas pelo país e ao e-commerce, com entrega para todo o Brasil.
A Barbie reforça a ideia de que é possível ser o que você quiser. Ao longo de seis décadas, ela já teve mais de 200 carreiras, muitas das quais eram consideradas tipicamente masculinas – bombeira, piloto de avião, jogadora de futebol e engenheira robótica são só algumas delas. A Barbie astronauta, lançada em 1965, pisou na Lua antes mesmo do primeiro homem a alcançar o feito. Quando a Barbie cirurgiã foi lançada, em 1973, apenas 9% dos médicos dos EUA eram mulheres. Com tons de pele, belezas e corpos cada vez mais plurais, a Barbie reflete hoje as conquistas das mulheres. Mais do que isso, ela celebra as diferenças, como um símbolo das múltiplas possibilidades.
A À La Garçonne, por sua vez, também já rompeu padrões: sob a direção criativa do paulistano Alexandre Herchcovitch, um dos estilistas mais importantes do país, a grife faz uma moda sem gênero, que mistura referências diversas – em suas criações, o streetwear vai de encontro à alta moda, o universo esportivo se mistura à lingerie e o punk divide espaço com a ficção científica.
A Riachuelo entra na collab para garantir ainda mais representatividade à coleção: com tamanhos que vão do PP ao 3G, essa é a primeira linha inclusiva da marca. Parte dela conta com peças adaptadas para pessoas com deficiência – como bainhas ajustáveis, botões magnéticos e fechos com cordões de elástico ou velcro, pensados para facilitar o processo de vestir sem alterar o design de cada peça. “Somos uma marca humana, que tem um compromisso com a promoção da diversidade e a inclusão. A cada criação, pensamos em como podemos elevar a autoestima de todas as mulheres e também ser mais inclusivos, já que cada uma tem um jeito único de se expressar e de se vestir. Poder ampliar isso com peças adaptáveis é gratificante. São pequenas mudanças que nos movem a fazer cada vez mais e melhor – este é só o primeiro passo”, conta Marcella Kanner, Gerente de Marketing da Riachuelo.
Na coleção, tudo isso se traduz em peças múltiplas: tem jeans, looks de festa, lingerie, fitness e mais, unindo elementos característicos da À La Garçonne, como a corda navy, a diferentes versões da Barbie, como a boneca cadeirante, em uma cartela que vai do preto aos tons neon. Para dar vida à collab, um time incrível: Sabrina Sato, Maisa Silva, Paola Antonini, Belly Palma, Paloma Barbiezinha e Rita Carreira são as estrelas da campanha. Confira algumas peças da coleção na galeria abaixo:
Parte da renda da coleção será doada para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Junte-se a nós e multiplique as possibilidades. O que achou dessa super onde a Riachuelo reuniu Barbie e À La Garçonne?!
Fotos: Reprodução.