O iPad brasileiro está com o prazo definido para começar a ser produzido no Brasil. A fabricante taiwanesa Foxconn já recebeu autorização para produzir o tablet da Apple no País e promete fazer o lançamento até o próximo mês de julho. O prazo para que a empresa comece a produzir os tablets é em decorrência da lei de incentivos fiscais que a beneficia, e foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (25). A lei diz que “as empresas que invistam em atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias da informação poderão pleitear isenção ou redução do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI para bens de informática e automação”.
Foi em uma visita da presidente Dilma Rousseff à China, em abril do ano passado, que foram anunciados os planos para a montagem da primeira fábrica de tablets da Apple fora da China. O produto deve chegar ao consumidor final com redução de cerca de 30% no preço. Só de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a empresa ganhará redução de 95% até 2014, além de incentivos como PIS/Cofins reduzido a zero. A contrapartida entra com a obrigação de que a empresa produza a maioria dos componentes e invista 4% de seu faturamento líquido em pesquisa e desenvolvimento no país, segundo decreto publicado no Diário Oficial.
Há uma grande expectativa dos consumidores pelo lançamento do tablet da Apple no Brasil. A unidade de produção da Foxconn que deve se instalar em Jundiaí, no interior de São Paulo, está orçada em US$ 12 bilhões, e estará apta para montar um outro produto da Apple mais cobiçado que o tablet da empresa: o Iphone. Outras dez empresas devem se instalar no Brasil para investir na produção de smartphones e tablets usufruindo dos incentivos fiscais, e mais 17 estão com projetos sendo avaliados para participar do programa de incentivos.
Foto: Reprodução