Sebrae Ceará entrega Selo de Qualidade em Serviços a empresas que se destacaram em 2019

Acontece

Uma premiação e reconhecimento super merecido! Com a presença de empreendedores de todas as regiões do estado, o Sebrae Ceará promoveu, na última quinta-feira (12), a solenidade de entrega do Selo de Qualidade em Serviços às empresas do segmento de turismo que se destacaram em 2019 pela excelência no atendimento e na prestação de serviços.

A cerimônia foi realizada durante o evento Rotas do Ceará, projeto do Diário do Nordeste com apoio do Governo do Estado e parceria do Sebrae/CE.

Do total de 206 empresas inscritas na edição deste ano, 155 conseguiram obter a pontuação necessária, nos cerca de 200 itens avaliados durante o ciclo do Selo, para obter a certificação do Sebrae. Destas, 109 obtiveram o Selo Ouro, por atingirem uma pontuação de mais 90% no total dos itens avaliados. Já 23 empresas, conquistaram o Selo Prata, por obterem um índice de avaliação entre 86 e 90%. E outras 23 ganharão o Selo Bronze, por terem ficado com uma pontuação entre 80 e 85% no total dos itens.

Durante a solenidade, o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, destacou o processo de interiorização do programa, que este ano teve mais de 50% dos vencedores de fora da Região Metropolitana de Fortaleza. “Neste ano tivemos uma ampla interiorização, expandindo o conceito de qualidade nos municípios que fazem parte das rotas turísticas. Isso é muito importante porque nós estamos descentralizando o setor, antes concentrado na Região Metropolitana, para polos do interior”.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), Eliseu Barros, o Selo dá uma importante contribuição para a melhoria da qualificação do setor hoteleiro no Estado. “As empresas que são submetidas a essa avaliação precisam atingir metas, melhorando a qualificação da mão de obra e dos serviços de atendimento, o que é muito importante para a cadeia produtiva do turismo”.

Criado em 1996, o Selo tem o objetivo de estimular a implantação de melhorias nos produtos e serviços ofertados nas empresas do ramo de hospedagem, alimentação e eventos, bem como orientar e capacitar empreendedores e colaboradores em gestão e tecnologia. Também tem a finalidade de reconhecer e valorizar as empresas cearenses do segmento turístico que se destacam pela qualidade dos produtos e serviços.

Agraciados

Dos 155 estabelecimentos que conquistaram o Selo este ano, 58 são de Fortaleza. Em segundo lugar, ficou a região do Cariri, com 20 empresas agraciadas, seguida da região Norte, com 16 empresas.  Este ano, a região da Ibiapaba teve 13 empresas que conquistaram o Selo de Qualidade.

Na área de atuação do Sebrae dos Escritórios Regionais Metropolitano e Sertão Central, tiveram 10 empresas certificadas em cada um. Em seguida, aparece o Litoral Leste com 9 empresas e o Regional do Maciço de Baturité com 6 empresas. Já no Regional Jaguaribe, quatro estabelecimentos receberam o Selo de Qualidade.

Completando a relação dos agraciados, aparecem os Escritórios Regionais Sertão de Crateús, Centro Sul e Itapipoca, com três empresas agraciadas em cada um dos territórios.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter