Sempre que surge uma ocasião mais elegante, que pede o uso de um terno, é possível ver uma gota de suor escorrendo na testa de um homem, principalmente ao pensar em como dar nó em gravata, não é mesmo? Esse acessório masculino causa dor de cabeça em muitas pessoas, inclusive naquelas que tentam ajudar a amarrá-lo.
Além disso, o grau de dificuldade pode aumentar de acordo com o tipo de nó da gravata. Pouco se fala disso, mas existem diversas formas de usar esse adereço, como modo tradicional, duplo, windsor, borboleta, entre outros.
Por essa razão, criamos este post para mostrar que fazer um nó perfeito na gravata não é uma tarefa tão difícil assim. Ainda tem dúvidas sobre isso? Então, acompanhe a leitura e veja um passo a passo!
1 – Nó simples
Fácil e funcional, esse tipo de nó é bem pequeno, e por isso pode combinar muito bem com aquelas gravatas mais fininhas (skinny) para passar um pouco de informalidade dentro de um visual fino e elegante. Para fazê-lo, posicione a parte de trás da gravata virada para cima, com a extremidade larga à direita e outra extremidade menor à esquerda. Depois disso:
1 – Cruze a extremidade larga sob a extremidade pequena à esquerda;
2 – Passe a extremidade larga para a direita novamente. Dessa vez, passando por cima da extremidade mais fina;
3 – Por trás da extremidade pequena, puxe a extremidade larga para cima, passando por dentro da parte que envolve o seu pescoço;
4 – Puxe a extremidade larga para baixo, por dentro do laço em forma de círculo que você acabou de fazer;
5 – Para ajustar, deslize o nó para cima.
2 – Nó duplo
Apesar de o nome sugerir complexidade, esse tipo de nó é tão fácil de fazer quanto o simples e se adapta bem a qualquer ocasião, sendo recomendado para os homens que desejam alongar um pouco mais a silhueta. Para aprender como fazer o nó de gravata duplo, posicione-se em frente ao espelho com a parte de trás da gravata virada para baixo, ao contrário do que acontece com o nó simples. Assim:
1 – Cruze a extremidade larga em volta da extremidade menor, fazendo uma volta completa;
2 – Passe essa extremidade maior pela segunda vez em volta da extremidade mais estreita;
3 – Puxe a extremidade maior para cima, passando por baixo da gravata, e deslize-a por dentro do laço, que foi formado pelos dois círculos da primeira e segunda rotação;
4 – Está pronto para o nó. É só ajustar.
3 – Nó windsor
Se você deseja um nó mais clássico para uma ocasião formal, aposte no windsor. Por ser triangular e simétrico, esse tipo de enlace não combina muito bem com as gravatas finas e deve ser usado com colarinhos abertos. Para fazer esse nó, comece com a parte de trás da gravata voltada para baixo e posicione a extremidade maior à direita. A menor, ficará posicionada um pouco mais acima, à esquerda. A seguir:
1 – Passe a extremidade maior para o lado esquerdo, por cima da menor;
2 – Puxe a extremidade maior para cima, passando por dentro do círculo que envolve o pescoço;
3 – Passe a extremidade maior para baixo e por cima desse círculo, puxando-a para o lado esquerdo;
4 – Passe a extremidade maior para o lado direito, por baixo da menor;
5 – Puxe novamente a extremidade maior para cima, passando por dentro do círculo que envolve o pescoço;
6 – Passe a extremidade maior para baixo e por cima desse círculo, dessa vez puxando-a para o lado direito;
7 – Passe a extremidade maior para o lado esquerdo, por cima da menor;
8 – Mais uma vez, puxe a extremidade maior para cima, passando por dentro do círculo que envolve o pescoço;
9 – Puxe a extremidade larga para baixo, passando por dentro do pequeno laço em forma de círculo que você acabou de fazer;
10 – Agora você só precisa ajustar o nó e está pronto!
4 – Nó semi-windsor
Casual, elegante e versátil, o semi windsor é uma boa opção para se ir tanto ao trabalho, quanto ao happy hour depois de um dia cansativo, combinado com gravatas de seda ou poliéster, de tamanho médio. Para fazer esse nó, coloque a parte de trás da gravata voltada para baixo e comece com a extremidade maior à direita. A menor ficará posicionada um pouco mais acima, à esquerda. Em seguida:
- Passe a extremidade maior para o lado esquerdo, por cima da menor;
- Faça uma volta passando a extremidade maior para o lado direito, por baixo da menor;
- Puxe a extremidade maior para cima, por cima do círculo que envolve o pescoço;
- Passe a extremidade maior por dentro desse círculo, puxando-a para o lado esquerdo;
- Passe a extremidade maior para o lado direito, por cima da menor;
- Passando por baixo do círculo que envolve o pescoço, puxe a extremidade maior para cima;
- Puxe a extremidade larga para baixo, passando por dentro do pequeno laço em forma de círculo que você acabou de criar;
- Ajuste o nó puxando a extremidade maior para baixo. Depois, é só deslizar o enlace para cima.
5 – Gravata Borboleta
Ela pode já ter passado despercebida por você, mas a gravata borboleta é uma tendência estilosa e marcante para dar um up no seu visual sem muito esforço. Embora seu uso tenha sido restrito para a combinação com ternos há muitos anos, os tempos mudaram. O uso casual desse acessório tem ganho popularidade entre os homens ousados, que gostam de destacar sua sofisticação e elegância até mesmo no dia a dia.
Quem não sabe como dar nó de gravata borboleta pode achar a tarefa difícil, mas na verdade é bem simples. Comece ajustando o acessório em volta do pescoço, para que o lado direito fique um pouco menor do que o esquerdo. Para facilitar a explicação (já que não há extremidade mais larga, nem mais estreita), chamaremos o lado esquerdo de “lado A” enquanto o direito será o “lado B”:
1 – Passe o lado A, para a direita, por cima do lado B;
2 – Puxe o lado A para cima, passando sob o lado B por dentro do círculo que envolve o pescoço;
3 – Na parte frontal do seu pescoço, dobre o lado B para a direita e depois para a esquerda, para criar o formato de laço;
4 – Puxe o lado A para baixo, passando por cima do centro do lado B e faça a mesma dobra para que a gravata fique com o formato de laço;
5 – Empurre a extremidade A por dentro do laço em forma de círculo que você acabou de criar, atrás do lado B;
6 – Puxe as partes dobradas do laço para ajustar o nó.
7 – Agora que você já sabe como dar nó de gravata, não pare por aí. Use e abuse dos diversos modelos desse acessório que mais combinam com sua personalidade para mostrar seu estilo e aumentar sua autoconfiança!
E aí, qual dos nós de gravata você mais curtiu?! Conta pra gente!
Fotos: Reprodução.