5 Oscars bizarros que já existiram, mas foram cancelados da premiação

Bizarro|cinema|Entretenimento
Oscars bizarros

A cerimônia do Oscar 2020 aconteceu no último domingo (09), mas ainda tem dado o que falar. Muita gente ainda discutindo se esse ou aquele ganhador na categoria foi justo, reclamando que seu favorito perdeu e por aí vai… Mas sabiam que antigamente a polêmica ainda era maior? Isso porque haviam alguns Oscars bizarros que, felizmente, hoje em dia não existem mais. Confere só as categorias:

Melhor Direção de Dança

Entre 1935 e 1937, a cerimônia do Oscar tinha essa categoria. Vale lembrar que, nesse período, boa parte dos filmes ainda eram em preto e branco e os musicais eram um grande sucesso. Quando o Sindicato dos Diretores reclamou do nome do prêmio, a categoria acabou sendo revista e foi eliminada da cerimônia.

Melhor Entretitulagem

Mesmo quem nunca assistiu a um filme mudo na vida sabe que, entre uma cena e outra, costumavam aparecer letreiros com as “falas” das personagens. Pois bem, esses entretítulos também já tiveram uma categoria dedicada a eles. Porém, ela apareceu apenas na primeira cerimônia do Oscar, em 1929 e foi suspensa já no ano seguinte. Isso porque na época os filmes já eram falados.

Melhor Assistente de Direção

À primeira vista, esse nem aprece um dos Oscars bizarros, afinal, que diretor alcançaria a perfeição sem seus auxiliares? Acontece que, curiosamente, um diretor pode ter quantos assistentes quiser. Então, entre os anos de 1933 e 1937 – período em que a categoria existiu – houve edição em que até sete pessoas ganharam o prêmio!

Melhor Elenco

Essa categoria nunca chegou a existir de verdade, mas foi proposta em 1999 e prontamente negada. Afinal, o que define um elenco como sendo o melhor? O entrosamento entre os atores? O trabalho de seleção do diretor de elenco? Apesar de muito subjetiva, a categoria existe em outra importante premiação cinematográfica: o SAG Awards.

Oscars bizarros

Oscar para Crianças

Acreditem: existia uma categoria destinada a premiar atores com menos de 18 anos e que fez parte da cerimônia por 26 anos, entre 1934 e 1960! Conhecido como Juvenile Academy Awards, a ideia era premiar a carreira e o conjunto da obra dos atores mirins da época. O mais engraçado é que o prêmio era uma miniatura da estatueta original do Oscar.

Mas gente, existiam mesmo uns Oscars bizarros, hein? E se vocês pudessem criar uma categoria para a premiação, qual seria?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter