Viver em uma estação espacial, viajar pelo espaço, ver planetas, estrelas… Tudo isso é tão maravilhoso que não deveria ser exclusividade apenas de quem é astronauta, certo? Quem não sonha em fazer um passeio desse tipo? Pois acreditem: o turismo espacial está mais próximo da realidade do que você imagina e o hotel da Nasa deve sair do papel em breve!
Atualmente, a Estação Espacial Internacional da Nasa (ISS) é utilizada apenas como ponto de apoio para astronautas. Lá, profissionais de diferentes países se hospedam enquanto estudam e observam nosso planeta, o sistema solar e o espaço sideral como um todo. Porém, em breve o local poderá funcionar também como hotel da Nasa – e foi a própria empresa quem divulgou a notícia!
De acordo com o anúncio, o projeto deve seguir em duas etapas. Primeiro, a atual estação deve ser ampliada para receber a própria tripulação com mais conforto. Assim, os astronautas poderão ficar lá por mais tempo desenvolvendo suas pesquisas. Em um segundo momento, ela receberá uma nova ampliação, dessa vez dedicada a civis. A ideia é que essa parte seja destinada a exploração comercial e turística. Sendo assim, exatamente como um hotel, o local será oferecido para quem quiser se hospedar.
A construção do hotel
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com uma startup chamada Axiom Space, sendo o designer Philippe Starck o responsável. Em sua conta no Instagram, ele declarou que “A Axiom se concentra na pesquisa espacial e na tentativa de encontrar soluções para democratizar o espaço. Estou emocionado por participar deste projeto, trabalhando na primeira estação espacial comercial. O espaço é a inteligência do futuro.”
O hotel da Nasa deve ser disponibilizado ao público já na segunda metade de 2024. Os quartos possuem um design elegante, porém confortável, e contam com telas interativas e vista privilegiada da Terra e do espaço. Entretanto, o que ninguém divulgou ainda foram os valores para se hospedar no hotel da Nasa e como ou com que frequência o trajeto até lá será realizado.
Então, teriam coragem?