Só quem já foi tocado ou impactado de alguma forma em sua vida pessoal, pode saber bem a força que o esporte pode ter na vida de uma criança, jovem ou de uma família inteira! E foi exatamente com isto em mente, e aproveitando a grande abundância de mares e de talentos em nossa terrinha, que a Prefeitura de Fortaleza idealizou e colocou em prática o Projeto Juventude na Onda, ainda em 2017. Hoje, o Projeto está em sua quinta edição e já é um case de sucesso, dando o que falar entre toda a juventude da capital cearense.
Hoje, o
Patio Hype traz matéria super especial sobre este projeto inovador, que vem
mudando vidas através do esporte e da capacitação profissional na área do Surf.
Vem conferir!
Projeto Juventude na Onda
O projeto Juventude na Onda consiste em agregar conhecimentos e ajuda de custo para os instrutores das escolas de surf participantes. O projeto acontece em adições e para que participem do projeto todas as escolinhas de surf são selecionadas por meio de edital oferecido pela Prefeitura de Fortaleza.
O objetivo principal do projeto, que já beneficiou mais de 1750 pessoas desde sua primeira edição em , é contribuir para a formação de uma nova geração de instrutores, capazes de promover e disseminar o desenvolvimento humano e cultural de jovens surfistas em áreas de vulnerabilidade. Os instrutores e jovens surfistas já participam de formação em Cidadania e Direitos Humanos, além de momentos de valorização do esporte com a participação de campeões, como Tita Tavares e Fabinho Silva.
Ao todo, 14 escolinhas de surf, situadas entre a Praia do Futuro e a Barra do Ceará, são apoiadas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude. Por realizarem ações sustentáveis, elas passam a integrar a rede de proteção social das crianças e adolescentes da cidade.
Experiência
Para quem já participou de alguma das edições do Juventude na Onda, ficam inúmeras lições, aprendizados e ótimas lembranças, como declara o ex aluno Raoni Magalhães da Rocha, de 16 anos: “ Para mim, o acesso ao Programa Juventude na Onda foi maravilhoso e facilitou muitas coisas, como o acesso e inscrições de eventos e campeonatos e também o acesso a equipamentos de surf e etc.! O aluno também lembra com carinho de todos os benefícios sociais colhidos com a participação: Foram muitos benefícios, como me tirar ‘da rua’, pranchas e equipamentos novos e além disso, agora também já sou cadastrado
no ‘Juventude’e posso ter acesso a outras atividades na Rede Cuca, como aulas, consultas e outras coisas!”
Para concluir, Raoni define sua experiência no projeto como inesquecível: As experiências de poder competir em campeonatos com meus amigos de equipe e também com outras equipes e categorias foi sem dúvida incrível e inesquecível para mim!
A Prefeitura também promove campeonatos de surf e bodyboard para os alunos do projeto Juventude na Onda. Mais um campeonato, que está na segunda etapa da quinta edição, aconteceu neste fim de semana (14 e 15 de março), na Praia do Futuro.
Participaram da competição os atletas das 14 escolas matriculadas no Projeto, que competiram nas categorias de surf: Sub-08, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, Open (sem limite de idade) e feminino (sem limite de idade). Já para o Bodyboard, as categorias foram: Open (sem limite de idade) e Aprendiz (sem limite de idade). Ao todo, foram disponibilizadas 150 vagas!
Juventude na Onda em números
- EDIÇÕES – 5 (2017 a 2020)
- BENEFICIADOS – 1.750 participantes em 5 edições.
- INVESTIMENTO –
Mais informações
O Projeto Juventude na Onda é coordenado pela Secretaria da Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza e os interessados em saber mais informações ou dicas de como ter acesso ao projeto podem entrar em contato diretamente através do site da secretaria ( https://juventude.fortaleza.ce.gov.br/)
Nas próximas semanas teremos maérias especiais mostrando alguns dos outros projeto da Prefeitura de Fortaleza, que atendem empreendedores, crianças, jovens e fortalezenses da melhor idade! Fique ligadinho (a) aqui e acompanhe!
Fotos: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza