Com a quarentena tendo sido declarada em, basicamente, todo o mundo, muitas pessoas tem procurado o que fazer no longo período que se passa dentro de casa. Mas, um dos principais grupos que deve ser mantido em casa infelizmente também é um dos mais teimosos e mais difíceis de convencer a ficarem quietos. Estamos falando dos idosos em confinamento, que passaram uma vida inteira indo e vindo e, agora, não aceitam bem a ideia de ficarem presos entre quatro paredes. Então, como manter a saúde física e mental de seus pais, avós e demais idosos de sua família?
Pessoas com 70 anos ou mais são mais frágeis – tanto fisicamente quanto mentalmente. Por isso, é importante elas se resguardarem em casa durante esse período, mas, também, é importante cuidar da saúde mental dela. Afinal, é normal sentir solidão durante esse período, mas, também, é preciso ter atenção para isso não se transformar em algo maior. Então, a gente trouxe três atitudes simples para você cuidar dos idosos em confinamento2 durante essa crise!
De olho na rotina de televisão!
Pessoas mais velhas tendem a gostar muito de assistir a jornais e programas de notícias. Atualmente, basicamente toda a programação da televisão está focando na crise, o que pode levar as pessoas a alguns quadros de ansiedade. Então, que tal sugerir uma rotina de entretenimento? Escolha um noticiário para ver por dia. No restante do tempo, assista um filme, uma série, veja vídeos na internet, outras coisas mais leves e alegres para aliviar o dia de todo mundo!
Quarentena Masterchef para idosos em confinamento
Que tal resgatar aquela receita de família? Ou pedir aquela comidinha especial de vó? Esse também é um ótimo período para testar receitinhas novas e nada melhor do que ter seus pais e avós por perto para todo mundo cozinhar em família!
Acesso à tecnologia
Esse é um importante momento para se ter paciência com os mais velhos. Ensine-os a usar o celular, a ver vídeos no Youtube, o Whatsapp, Netflix… Inclua os idosos em confinamentos nas suas redes sociais, assim ele consegue entrar em contato com outros parentes e amigos e se sente menos isolado durante a quarentena.
E lembrem-se: fiquem dentro de casa, ok?
Fotos: Reprodução