Fique ligado (a)! O “Arte em Rede – Convocatória para Seleção de Projetos Artísticos em Formato Digital” está com inscrições abertas até esta terça-feira, 9/6. O objetivo é selecionar conteúdos que irão integrar as programações artísticas de 5 equipamentos culturais do Governo do Ceará – o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz, o Porto Dragão, o Theatro José de Alencar e a Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, realizadas em ambiente virtual, por meio das plataformas digitais e mídias sociais, considerando o contexto de distanciamento entre o público e os equipamentos culturais como uma oportunidade de empreendimento para os profissionais de arte do Ceará, convocando-os ao desafio de repensar a presença virtual do fazer artístico no setor cultural.
A convocatória é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), junto a sua rede de equipamentos culturais de difusão, e o Instituto Dragão do Mar (IDM). Acesse: https://bit.ly/ConvocatoriaArteEmRede.
Com a convocatória, serão investidos R$ 210.000,00 para beneficiar 140 projetos artísticos e culturais de todo o Ceará. Também é objetivo desta ação estimular a economia criativa e atender ao direito de acesso à cultura através do fomento à criação e produção de conteúdo artístico digital e a refletir como a internet pode articular, integrar e potencializar os equipamentos e a cadeia produtiva da cultura cearense para uma atuação em rede.
Os projetos apresentados não podem ter sido contemplados no Edital Festival DendiCasa e deverão ser propostas para compartilhamento digital que se enquadrem nos seguintes formatos previstos: 1) obras artísticas revisitadas a partir de conteúdos já produzidos anteriormente ao período de quarentena; 2) trabalhos elaborados no período de isolamento; 3) propostas de criação de conteúdo a serem realizadas ou em processo.
As propostas deverão desenvolver a produção de conteúdos relacionados a pelo menos uma das áreas culturais: Arte digital; Artes integradas (projetos que contemplem mais de uma linguagem artística, incluindo moda e design); Artes visuais e fotografia; Audiovisual; Circo; Cultura popular; Dança; Humor; Literatura, livro e leitura; Música; Patrimônio material e imaterial; Performance; Teatro; Produção, Gestão Cultural e apoio técnico; entre outras, conforme temas de interesse indicados pelos equipamentos culturais.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult