Principal festividade do calendário de umbanda da capital cearense, a Festa de Iemanjá será celebrada com uma programação on-line gratuita. A ação virtual será realizada de terça a quinta-feira (11 a 13/08) e conta com curso, exibição de documentário e lives com a participação de representantes da organização dos festejos e especialistas em cultura e religiosidade.
A oficina “A História da Umbanda no Ceará”, com Jean dos Anjos, está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (10/08). O período de realização será de terça a quinta-feira (11 a 13/08), das 9h às 12h, pela plataforma Google Meet. Os interessados podem se inscrever clicando aqui. Jean dos Anjos é mestre em Antropologia e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), além de especialista em Ciências da Religião pela Faculdade Católica de Fortaleza.
Na terça-feira (11/08), às 18h, ocorrerá a live “Encontro de Terreiros: Tradição e Memória”, no canal da Secultfor no Youtube. A transmissão ao vivo terá participação de Gilvan Paiva, secretário da Cultura de Fortaleza; Mãe Zimar, Mestra da Cultura; Mãe Tecla, organizadora da Festa de Iemanjá na Praia do Futuro; e Pai Neto, organizador da Festa de Iemanjá na Praia de Iracema, sob mediação da gestora cultural Elisa Gunther.
Na quarta-feira (12/08), no canal da Secultfor no Youtube, terá a exibição do documentário “Narradores da Fé”, às 18h, com debate após a exibição. Os convidados serão Breno Taveira, desenhista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará; Emmanuel Lopes, membro do Coletivo Ibilè e doutorando em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia; e Rogério Nogueira, jornalista e cineasta, sob mediação da cantora Lorena Lyse e Leno Farias.
No último dia da programação, quinta-feira (13/08), o público poderá assistir à live “Festas de Iemanjá e suas Políticas de Salvaguarda”, às 19h, no canal da Secultfor no Youtube. O evento virtual contará com a participação de Mãe Patrícia Adjoké, dofona de Obaluaye, pedagoga e assessora pedagógica da Coordenadoria Especial de Igualdade Racial; Sandra Haydee Petit, doutora em Ciências da Educação e professora da Universidade Federal do Ceará; e Ismael Pordeus, doutor em Antropologia e Ciências Sociais, sob mediação do secretário da Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva.
Clique e confira a programação completa.
Fotos: Reprodução / fonte: Secultfor