A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Comitê das Expressões Culturais Afro-brasileiras e apoiadores convidam para a Festa de Iemanjá. A Festa, que carrega referência às celebrações realizadas na Praia do Futuro e no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, terá uma programação diferente em 2020.
Ao invés de pisar os pés na areia e de celebrar o mar bem de pertinho, o evento terá edição virtual, com uma emocionante e bela programação para assistir de casa com o coração em festa e fé. Com o tema “É mar, é maresia: memórias históricas da Festa de Iemanjá”, a festividade acontece nos dias 13, 15 e 17 de agosto no Youtube da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
A programação da Festa, convida a reflexão sobre a construção da memória das festividades e seu significado histórico; a valorização e a promoção da cultura afro-brasileira, enuncia a força da presença da religiosidade Afro-brasileiras tradicional no nosso Ceará. Dedicado a celebrar a Rainha do Mar, o evento contará com apresentações culturais, louvação à Iemanjá, rodas de diálogo, afro-empreendedorismo, vídeos memorialísticos, exposição de fotografias, etc.
Destaque na programação para apresentações culturais de Afoxés, Capoeira e Maracatu, um pocket show do cantor e compositor Calé Alencar, rodas de diálogo e exposições virtuais de fotógrafos e fotógrafas que registraram a festa.
A atividade acolhe o desejo dos participantes do Comitê Gestor Expressões Culturais Afro-brasileiras de fazerem da programação virtual uma ação de promoção e difusão, que são partes do plano de Salvaguarda do bem. E atua em consonância com a política do Patrimônio Cultural e Memória do Estado que visa ao fortalecimento da salvaguarda da diversidade étnica, artística e cultural, das referências culturais de natureza material, imaterial e da memória cearense.
Acompanhe em: https://www.youtube.com/SecultCear%C3%A1Gov.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult