3 influenciadores cegos que mostram o cotidiano de deficientes visuais

Hypeando|Inspiração da Semana
influenciadores cegos

Não é de hoje que o mundo da internet e dos digitais influencer foi invadido por pessoas as mais variadas possíveis. Se antes havia uma falsa ideia de que era preciso ser rico e bonito para se tornar influenciador, hoje, essa ideia caiu por terra. Desde que você produza conteúdo de qualidade, a internet pode ser o espaço ideal para dar voz a quem precisa. Então, não é a toa que hoje temos vários digitais influencers inspiradores que são deficientes auditivos, fora dos padrões estéticos, índios e a lista segue. E hoje, trouxemos três influenciadores cegos que falam não só sobre a realidade deles, mas também sobre o cotidiano dos deficientes visuais.

Marcos Lima, do Histórias de Cego

Com quase 200 mil inscrito e mais de quatro milhões de visualizações, o canal Histórias de Cego é um dos mais conhecidos. E isso faz de Marcos Lima um dos influenciadores cegos mais populares do País. Com o lema “Existe vida após a cegueira”, Marcos criou o canal desde para falar sobre a rotina de uma pessoa cega. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o público-alvo do influencer não são os cegos e deficientes visuais. Marcos cria seus conteúdos voltados justamente aos que enxergam, mas não tem muito contato com pessoas que não conseguem ver. A ideia é informar e tirar dúvidas.

Nathalia Santos, do Como Assim, Cega?

Nathalia é uma jovem carioca de 26 anos, e é estudante de jornalismo. Com mais de 45 mil seguidores no Instagram, ela já participou de vários programas de televisão, já foi comentarista do Esquenta e chegou até mesmo a ser convidada a posar ao lado de Naomi Campbell para a Vogue. Mas é em seu canal no Youtube que ela compartilha informações e dicas do dia a dia para pessoas cegas.

Ana Claudia Souto, do Cegamente Incrível

Para Ana, perder a visão foi um momento decisivo em sua vida. Três anos após o acontecido, em 2015, ela criou o canal Cegamente Incrível, no Youtube, onde hoje acumula mais de um milhão de visualizações em seus mais de 300 vídeos. Através do canal, Ana tenta mostrar que a cegueira é apenas um detalhe em sua rotina. Nunca deixei que quem eu sou se resumisse em apenas ser cega. Eu sou a Ana que perdeu a visão, sim, mas que faz mil coisas: estuda, dança, canta, fotografa, é casada e, por último, é cega”, contou ela ao Canaltech.

Influenciadores cegos ou deficientes visuais?

Pode não parecer, mas existe sim diferença entre cegueira e deficiência visual. Deficiente visual é aquela pessoa que tem perda de visão parcial ou dificuldade em enxergar,mas em um grau que com a ajuda de lentes ou alguns aparelhos, pode ser corrigida ou atenuada. Já a cegueira é uma perda visual que não tem correção.

Então, que tal se inspirar nesses influenciadores cegos e ver que, às vezes, um problema é só um “detalhe”?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter