Depois de meses de tiro, porrada, bomba, pandemia e explosão, será que temos enfim uma boa notícia em 2020? Pelo visto, no que depender da empolgação da equipe de mídias sociais da Disney, sim! Isso porque o suspense acabou. Pode marcar na sua agenda o dia 17 de novembro como um dia importante. Isso porque, ao que tudo indica, esse é o dia da chegada da Disney+ no Brasil. Agora é contar os dias para que tudo dê certo e nenhuma polêmica ou processo judicial atrapalhe nossa alegria nesse momento… Não entendeu? A gente te explica!
Na última semana, os estúdios Disney confirmaram que sua plataforma de streaming exclusiva Disney+ chegaria, enfim, na América latina ainda este ano, provavelmente em novembro, mas não tinha confirmado nenhuma data. Mas, pelo visto, alguém da equipe de comunicação da Disney+ na América Latina ficou tão empolgado em descobrir a data que acabou “vazando” no Twitter do serviço. Então, se a data de chegada na América Latina foi divulgada, quer dizer que no Brasil chega no mesmo dia, certo?
A verdade é que não se sabe bem se foi realmente um vazamento ou foi proposital para causar burburinho. Mas, seja como for, o perfil da Disney+ no Brasil aproveitou a postagem para fazer uma piadinha:
E qual a polêmica da chegada da Disney+ no Brasil?
O anúncio deixa os fãs alegres, mas a concorrência desesperada. Principalmente os canais por assinatura. Isso porque a Disney+ chega prometendo uma grandiosidade ainda maior que a Netflix, que já incomoda bastante a indústria de TV por assinatura. Pois bem, diante disto, a Claro, que oferece o serviço de TV paga no Brasil, entrou com um processo na Anatel para impedir a chegada do streaming da Disney. Segundo a empresa, a plataforma não atendia a lei que diz que toda emissora e exibidora de conteúdo tem que ter 10% de sua programação ou catálogo dedicados a obras nacionais. E, como todo mundo sabe, não existe produção nacional na Disney – ainda.
Até o momento, a Claro está perdendo essa briga, mas a gente nunca sabe….
E o que o streaming da Disney deve ter de diferente?
A chegada da Disney+ no país deve revolucionar as plataformas de streaming e mesmo a TV por assinatura. Isso porque com a efetivação da Disney+ em todo o mundo, todos os títulos da Disney serão automaticamente removidos das outras plataformas de streaming. Vale lembrar que já lá em 2018 essa briga começou, quando a Netflix anunciou o cancelamento de suas séries adaptadas de quadrinhos da Marvel, tais como Demolidor, Jessica Jones, Punhos de Ferro e afins. Isso porque a Marvel pertence aos estúdios Disney, e não faria sentido a Netflix continuar com produções que beneficiariam a concorrente.
Atualmente, filmes da Disney como O Rei Leão estão disponíveis no catálogo da Amazon Prime Video. Com a efetivação do Disney+ no Brasil, todos os títulos sairão de lá. Ou seja, a única opção para acompanhar os títulos do grupo Disney será o Disney+. E acreditem: são muitos títulos!
Se você pensa que as produções da Disney se limitam aos desenhos e filmes infantis, esqueça. Na verdade, além dos filmes e desenhos, há todo o conteúdo dos canais da Disney, todos os filmes e séries do Universo Marvel, todos os filmes e derivados da saga Star Wars, ufa… Ainda tem mais! Tem o catálogo da Lucasfilm, com títulos como Indiana Jones e a série Os Mandalorianos (com o fofíssimo Baby Yoda). E, ainda o catálogo da Fox e do National Geographic.
Dia 17 de novembro, hein?… Então, que comece a contagem para a guerra dos streaming no Brasil!
Fotos: Reprodução