A programação online em celebração ao mês da Cultura Popular continua no Cineteatro São Luiz, nesta sexta-feira (21), a partir das 18h, com a exposição do fotógrafo Iago Barreto. Em “Perto da Terra”, o profissional traz um olhar aproximado dos afetos entre os povos indígenas do Ceará.
As fotos são de assembleias políticas, marchas, momentos de luta, mas não são sobre isso diretamente, são sobre maneiras de se ter afeto em meio todas as lutas; de poder parar, abraçar, sorrir, acreditar em um mundo melhor. “São fotografias de amigos, de pessoas com quem convivo, não bandeiras de luta, embora sejam todos guerreiros de uma guerra secular, são os afetos que continuam a crescer mesmo em um cenário desolado, sendo sementes para florescer esperança”, afirma Iago.
Sobre o fotógrafo
Iago Barreto é arte-educador, artista e comunicador comunitário. Colaborador do Museu Indígena Tremembé desde 2014, professor na formação de cineastas indígenas no povo kanindé, tapeba e pitaguary, professor fixo na escola de cinema indígena jenipapo-kanindé desde 2018, e curador da exposição “Nas aldeias: o cotidiano sob o olhar da juventude indígena do Ceará”, a primeira exposição multiétnica de fotógrafos indígenas do Estado.
Serviço
Exposição Perto da Terra de Iago Barreto
Data: 21/08 às 18h
No site do Cineteatro São Luiz: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes
Fotos: Reprodução / Fonte: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult)