Além do “Setembro Amarelo”, campanha realizada anualmente a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção ao suicídio, este mês é também conhecido como “Setembro Surdo”, mês que dá visibilidade às lutas da comunidade surda brasileira.
Protagonista com ações de promoção da acessibilidade em museus, o Museu da Cultura Cearense iniciará, na próxima segunda-feira (14) um ciclo de atividades virtuais voltadas para a comunidade surda. A programação será inaugurada com a live “Experiência de independência surda viajando pelo mundo”, a partir das 16h, no Instagram do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (instagram.com/dragaodomar).
O educador do MCC Cleyton Santos receberá a gastrônoma e Miss Surda Brasil Isabel Maia para uma conversa sobre as vivências da convidada e conversar sobre os avanços na acessibilidade e os desafios ainda enfrentados por pessoas surdas.
Segundo Márcia Bitu, coordenadora do Projeto Acesso do MCC, a programação foi idealizada com a finalidade de promover a visibilidade surda e o protagonismo dessa comunidade, portanto, a transmissão será realizada totalmente em LIBRAS, sem tradução para o Português. “Mais do que uma homenagem, é uma reafirmação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e dos seus espaços em ampliar a oferta de programações inclusivas ao público surdo e outras comunidades com deficiências”, afirma a gestora do Museu da Cultura Cearense.
Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Ceará tem cerca de 250 mil surdos ou portadores de alguma deficiência auditiva. Além do Dia Mundial da Língua de Sinais, datado no dia 10 de setembro, a ação celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21, e o Dia Nacional dos Surdos, no próximo dia 26.
Sobre os participantes
Isabel Maia é formada em Gastronomia. Em 2014, foi eleita Miss Surda Brasil e foi vice no concurso Miss Deaf World, em Praga, na República Tcheca. Cleyton Santos é graduando em Letras LIBRAS pela Universidade Federal do Ceará – UFC – e professor de LIBRAS e educador do Museu da Cultura Cearense.
Rumos da Acessibilidade
O programa Rumos da Acessibilidade é um locus de reflexão e compartilhamento de conhecimentos, trajetórias, experiências, práticas e pesquisas sobre acessibilidade com o objetivo de favorecer o acesso aos bens, serviços e produtos culturais, a partir de programações em distintos formatos (oficinas, palestras, exibição de vídeos, workshops, mostras).
Serviço:
[Projeto Rumos da Acessibilidade] LIVE “Experiência de independência surda viajando pelo mundo”, com Isabel Maia
- Data: 14 de setembro
- Horário: 16h
- Transmissão: Instagram do Dragão do Mar (instagram.com/dragaodomar)
- Acesso gratuito
- Duração: 1h
- Classificação etária: livre
- Programação transmitida em LIBRAS (sem tradução para português)
Fotos: Reprodução/Secult.