Viva Cumbuco: Winds For Future criahub de inovação na região e celebra recorde

Hype da terra|Hype do Bem|Hypeando
Logotipo da Winds for Future em uma parede de madeira com flores

O ano foi 2019 e a ideia de uma pandemia que paralisasse o mundo sequer passava pela mente de nenhum dos mais de 500 kitesurfistas que participaram do Winds for Future. O movimento, que levou 596 esportistas para os mares do Cumbuco, no Ceará, não apenas consagrou um recorde mundial, mas também gerou um importante movimento na região. Hoje, um ano depois, o projeto volta ao local para celebrar e arrecadar doações através da iniciativa Viva Cumbuco.

Neste sábado (26), o Winds for Future (W4F) irá realizar uma live mais do que especial. A transmissão é aberta a quem quiser acompanhar e será transmitida através do Instagram e do canal no Youtube da W4F. A partir das 10h, o movimento vai celebrar um ano da primeira edição do festival de inovação ambiental e social. Mas ainda já um motivo maior para celebrar. Estamos falando da quebra do recorde mundial com o maior desfile de kites do mundo. Foram 596 kitesurfistas velejando na Praia do Cumbuco, no Ceará.

Centenas de kitesurfs e várias pessoas na faixa de areia na praia do Cumbuco como parte do movimento Winds for Future
Projeto Winds for Future de 2019

Desde 2019, o W4F atua na região desenvolvendo diversas ações. A ideia é apoiar o desenvolvimento sustentável da praia do Cumbuco, em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. Mas este ano, devido a pandemia, a festa será online. Mais do que celebrar, a live tem como um de seus objetivos arrecadar fundos para a campanha Viva Cumbuco. Durante a pandemia, a iniciativa distribuiu cestas básicas para mais de 200 famílias da praia e comunidades adjacentes. Então agora, ela utilizará os recursos para outras ações de sustentabilidade em prol da comunidade.

Winds for Future, Viva Cumbuco e o hub de inovação na praia

No pico da Covid-19, o turismo da praia parou e deixou centenas de famílias sem renda. Então, nesse momento, as doações individuais e de parceiros da Winds for Future como a empresa de energia renovável Qair proporcionaram um prato de comida na mesa dessas famílias. Com isso, elas ajudaram na melhoria do índice dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mais especificamente para o ODS 2 Fome Zero, da região.

Projeção gráfica do prédio do Hub Cumbuco, criado pelo Winds for Future. Desenho do prédio em tons de verde e marrom com o nome Centro de Apoio ao Comércio e uma arquitetura cheia de arcos na entrada

A agenda da ONU prevê que até 2030 os países que se comprometeram com os ODSs consigam atingir a meta de um futuro mais sustentável. Então, durante a live deste sábado, o W4F apresentará o importante equipamento do Hub Cumbuco. Trata-se de um prédio que irá congregar a atividades criativas, culturais, esportivas, educacionais, entre outras. Todas elas, por sua vez, com o objetivo de disseminar os ODSs. O novo equipamento já entrará em funcionamento a partir deste final de semana.

O Hub Cumbuco será um importante aliado nessa jornada, sendo um grande polo de conexão entre comunidade, empresas e governos, contribuindo para a melhoria destes índices. Além do Hub, o Winds for Future também irá apresentar para 2021 o projeto do maior festival de inovação social e ambiental da América Latina.

Projeção gráfica de parte do futuro do Hub Cumbuco

Por fim, outra importante novidade da Viva Cumbuco é o modelo da plataforma Eu Sou Responsável. Isso porque através dela, qualquer cidadão poderá firmar um compromisso de embaixador do movimento que promoverá desafios e orientações para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Tudo para criar um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter