Conheça algumas cidades fantasma reais ao redor do mundo

#30diasdehalloween

Estamos em pleno mês de outubro, também conhecido como mês do Halloween! Ou seja, já começou o especial Mês do Terror aqui no Pátio! Então, já reparou que cidades fantasma sempre têm seu lugar cativo em filmes, séries e jogos de terror? Até porque, aqui entre a gente, tem coisa mais esquisita do que uma cidade inteira construída sem ninguém morando nela? É como passar em frente de um prédio abandonado antes de serem terminados, sempre dá aquele medinho de dar de cara com alguém espreitando por alguma janela. Agora imaginem uma cidade inteira assim.

Ui, chega dá arrepio! Mas se você acha que isso de cidades fantasma é coisa de ficção, saiba que existem pelo mundo afora vários exemplos de locais assim. Vem conferir algumas delas, vem!

Pripyat, uma das cidades fantasma da Ucrânia

cidades fantasma

Abandonada desde 1986, a cidade teve um trágico destino: a explosão do reator nuclear de Chernobyl, que tornou a vida humana impraticável lá. Congelada nos tempos da Guerra Fria e da União Soviética, mesmo após o reator ter sido envolvido em uma caixa de chumbo chamada “sarcófago”, nenhum ser humano caminha por lá. Somente alguns militares e pesquisadores, de vez em quando, visitam para avaliar como a natureza tem se recuperado no local. Os animais, entretanto, aos poucos retornam ao lugar, que é ao mesmo tempo bonito e assustador.

Tawergha, a sombra de um bombardeio na Líbia

Há dez anos, a cidade tinha quase 24 mil habitantes. Mas quando seus moradores foram acusados de apoiar o ditador Ghadaffi, eles receberam uma ameaça das forças anti-Ghadaffi: ou abandonavam a cidade ou sofreriam as consequências. O resultado é que, quem não saiu, pagou com a própria vida. Atualmente, tudo o que resta por lá são escombros e minas usadas para evitar que qualquer pessoa volte a morar na cidade. Horripilante…

Pyramiden, a fria cidade fantasma na Noruega

cidades fantasma

Abandonada desde 1998, a cidade é um verdadeiro museu a céu aberto. Localizada em arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico, e doada à antiga União Soviética, com o fim da Guerra Fria o povoado foi morrendo aos poucos. Assim, hoje, tudo o que se vê, além da paisagem fria e triste, são escolas, prédios e fábricas vazias, além de um solitário busto de Lênin.

Distrito de Sanzhi, futurista e abandonada em New Taipei, Taiwan

A história deste “resort” é repleta de mistérios. Originalmente, ele seria um local de diversão para militares, porém, já nos tempos de construção as coisas iam errado. Isso porque muitos funcionários morreram em acidentes diversos, o que levou a população a crer que causas sobrenaturais eram as responsáveis pelas mortes. Havia quem dissesse que o resort fora construído em cima de um antigo cemitério. Outros acreditavam que a destruição de uma estátua de dragão durante a construção era a responsável pelo mau agouro. O fato é que o resort nunca chegou a receber seu primeiro hóspede, e segue abandonado desde 1980.

Consonno, um projeto que nunca acabou na Itália

No começo dos anos 1970, um multimilionário teve a ideia de fazer uma “Mini Las Vegas” na Itália. Então, para isso, ele arruinou uma comunidade com 200 pessoas na cidade de Consonno para construir seu sonho. A cidadezinha era tão pouco conhecida que apenas uma única estrada a ligava a todo o resto da Itália. Em 1972, um grande deslizamento de terra bloqueou a estrada e impediu que equipamentos e materiais chegassem até as obras, o que fez que seu idealizador desistisse do projeto e restasse apenas uma cidade abandonada em plena construção.

Oradour-sur-Glane, um cenário do horror nazista na França

cidades fantasma

Durante a Segunda Guerra, o exército nazista invadiu esse pequeno povoado francês e matou todos os seus 642 habitantes. Os prédios e carros queimados permaneceram como um macabro museu parado no tempo. É de dar medo…

Fordlândia, o futuro que deu errado no Brasil

Se você vinha achando que essa coisa de cidades fantasma só existia lá fora, saiba que o Brasil também tem sua história para contar. O norte-americano Henry Ford sonhava em criar uma cidade perfeita para sua indústria automobilística em plena Amazônia, uma das maiores produtoras de borracha do mundo. Mas o sonho nunca se concretizou de fato com a mudança de leis e a crise da borracha. Hoje em dia, Fordlândia – que parecia um pedaço dos EUA no Brasil, com direito a campo de golfe e tudo o mais – hoje é uma cidade completamente abandonada às margens do rio Tapajós, no Pará.

Centralia, a cidade condenada nos Estados Unidos

De todas as histórias de cidades fantasma, essa é uma das mais estranhas. Centralia foi condenada pelo governo da Pensilvânia e teve seu código postal bloqueado. Nem mesmo a estrada que conduzia até ela se salvou do bloqueio. É como se tivessem apagado o local do mapa. Pois bem, tudo começou quando um incêndio que começou em um aterro sanitário atingiu a mina de carvão subterrânea da cidade. Desde então, ela continua queimando, e extensas fendas se abrem liberando vapor e fumaça tóxica. Parece cenário de filme de terror. Socorro…

Mas gente, que histórias macabras as dessas cidades fantasmas, não acham? E nessa Centralia ainda tem gente que não quer abandonar sua casa e resiste, mesmo correndo risco de vida. Você teria coragem de morar em uma cidade em que não mora ninguém?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter