Imaginar receber legumes e verduras fresquinhos na sua casa? Mas, melhor do que isso, imagina fazer parte de um projeto que leva a alegria de volta à vida de idosos enquanto cuida dos legumes e verduras? Então, estamos falando do projeto Hortas Sociais. Trata-se de um projeto em parceria com a Prefeitura de Fortaleza que tem por objetivo promover a inclusão de idosos e suas famílias. Isso acontece através de complementação alimentar, incentivo à agricultura urbana e estímulo ao convívio social de famílias em situação de vulnerabilidade social. Nas três estufas mantidas pelo projeto – localizadas no Conjunto Ceará e Granja Portugal, bairros de baixo IDH – são produzidas hortaliças (couve manteiga, alface, coentro, pimentinha de cheiro, tomate cereja, pimentão vermelho, pimentão verde, pimentão amarelo, maxixe e quiabo). Mas, em tempos de coronavírus, o projeto precisou passar por adaptações…
Na impossibilidade de aglomerar pessoas mas continuar promovendo a segurança alimentar dos idosos vulneráveis, o projeto Hortas Sociais vem promovendo doações das hortaliças cultivadas a entidades beneficentes que assistem idosos em Fortaleza. A primeira doação de hortaliças foi realizada no 30 de março, totalizando, até julho de 2020, 13 colheitas/doação que beneficiaram 20 entidades beneficentes.
Hortas Sociais agora beneficiam diretamente as famílias de novo
Devido ao coronavírus (COVID-19), as entregas presenciais aos idosos, que chegavam a reunir 500 idosos nos dias de colheitas, continuam suspensas. Mas para continuar beneficiando milhares de pessoas idosas em situação de
vulnerabilidade social, e ao mesmo tempo incentivar a alimentação saudável, gestores do Nuproce – Núcleo de Produções Culturais e Esportivas, entidade executora do projeto, contratou logística de transportes para a entregar kits com hortaliças agora diretamente nas residências dos idosos.
Com a iniciativa mais de 200 famílias serão beneficiadas na Granja Portugal e cerca de 900 famílias do Conjunto Ceará receberão kits contendo couve manteiga, alface e coentro. Serão distribuídos 612 kg de alface; 512 kg de
coentro e 197 kg de couve manteiga. A partir deste mês, a entrega das hortaliças será em domicílio para os idosos cadastrados nas Hortas Sociais.
Os benefícios do programa
Os vários benefícios do projeto Hortas Sociais são notados na mudança das condições de vida das famílias de idosos beneficiados. Então, um dos que mais se destaca é a introdução de alimentos saudáveis na dieta, além do manejo de plantio e colheita feitos pelos idosos. Periodicamente, são ministrados minicursos de cultivo de hortaliças. O projeto Hortas Sociais, em 2017 recebeu o Prêmio Projeto Inovador da Prefeitura de Fortaleza disputando com outras 42 iniciativas.
O resultado do eixo Hortas Sociais foi tão bem avaliado que a administração
pública municipal, co-gestor da iniciativa com a infraestrutura de construção das estufas, decidiu ampliar a iniciativa. Então, foi licitado mais 12 estufas a serem implantas em diversos bairros de Fortaleza. Seis delas estão em construção e irão atender os bairros Jardim das Oliveiras, Conjunto Palmeiras, Ancuri, Jacarecanga, Mondubim e Vila Velha. A entrega está prevista para o final de 2020.
Fotos: Reprodução