Quem nunca se sentiu frustrado, não é mesmo? esse sentimento vem da impotência que nos acomete quando desejos ou expectativas não são realizados. E para te ajudar a lidar com ele, confira aqui, as 7 dicas que o Pátio Hype preparou para você!
Vale lembrar, que é impossível fugir da frustração. Até porque, ninguém tem controle sobre as atitudes alheias nem sobre certos acontecimentos, não é mesmo? no entanto, devemos abordar as frustrações da forma correta aprendendo a encará-las e evoluindo para sempre seguir em frente.
1 – Resiliência é a palavra-chave!
Ser resiliente, é ter capacidade de se adaptar frente às Situações adversas. Dito isso, é importante saber lidar com as frustrações.
Por isso, ao invés de fugir da situação que gera o sentimento, ignorando e desistindo das metas e das vontades, devemos lutar e analisar de forma racional tentando buscar uma possível solução e tentando entender por que deu errado.
2 -Não confunda planejamento com expectativa!
Nem tudo o que planejamos, calculamos e traçamos dá certo. Isso se dá pelo simples fato de não termos controle de tudo.
Planejar e colocar o plano em prática são sim fatores determinantes que aumentam muito a chance de qualquer coisa dar certo. No entanto, também é preciso analisar as possibilidades de as coisas não darem certo. É necessário se questionar “e se der errado?”.
Lidar melhor com as frustrações requer olhar para o caminho que se percorreu e ter a convicção de que se fez o melhor possível.
3 – Não almeje só o resultado
Além de se concentrar naquilo que planejamos alcançar, devemos prestar atenção no processo necessário para se alcançar determinado resultado. Caso a meta seja grande, divida-a em etapas ou objetivos menores.
Dessa forma, você fica imune as pequenas frustrações do percurso, consegue dar a volta por cima e, principalmente, não desisti do objetivo principal.
4 – Perdoe!
O perdão e a compaixão são os remédios mais eficientes para lidar com a frustração. Como já foi dito, é importante compreender que você fez o melhor que pôde!
Além de se perdoar por eventuais erros, é necessário também perdoar o outro. Pois ele também pode ter feito o melhor que podia, mesmo que sua expectativa seja grande. Dessa forma, entregar o perdão é uma questão de inteligência, uma maneira de se livrar de um ciclo vicioso de sentimentos negativos.
5 – Controle suas emoções
É importante compreender que a frustração não pode te tirar do controle, ok? Não é porque seus planos não deram certo que você pode sair agindo a partir da raiva. Em vez disso, busque respirar fundo e tente controlar a ansiedade.
Alterne o seu “mindset” para pensamentos mais construtivos com potencial de consequências positivas.
6 – Visite um psicólogo
Pessoas que se frustram frequentemente e com muita facilidade, reagindo de forma explosiva e não conseguindo canalizar toda essa carga energética, tendem a ter problemas na autoestima que necessitam de um acompanhamento especializado.
não é preciso ter medo ou vergonha de buscar ajuda! As vezes é preciso ter uma opinião alheia do seu círculo de convívio para compreender seus sentimentos e buscar aprender a melhor forma de lidar com eles.
7 – Fuja da vitimização
É fato que muitas pessoas acabam vítimas de suas próprias histórias. Elas criam obstáculos e acabam autossabotando à sua própria felicidade e acabam vivendo sempre dentro de um escopo de mágoa, decepção e tristeza.
Por isso, é importante perdoar e saber controlar as emoções. Mas além disso, é importante assumir a responsabilidade. Todas as suas ações te colocaram no lugar que você está hoje e, cada vez que você se frustra e perde oportunidades, você deixa de crescer e de seguir em frente.
E aí, curtiu as dicas que o Pátio Hype preparou para você? Conta para a gente o que achou e lembre-se sempre de tentar viver a vida com mais leveza, buscando sempre a auto evolução. Volte regularmente para ver mais matérias como essa .
Fotos: reprodução.