
Você sabia que 30% dos óbitos no brasil são causados por doenças cardiovasculares? Para evitar futuros problemas, o Pátio Hype preparou 5 dicas para aumentar sua saúde e prevenir as doenças cardiovasculares. Confere aí!
Antes de tudo, é importante saber que essas doenças podem ser divididas em duas formas:
- O primeiro tipo, chama atenção pelos sintomas tais como: dores no peito, alterações no ritmo cardíaco, desmaio, inchaço nas pernas e dificuldade para respirar e necessitam de um cuidado médico, muitas vezes urgentes.
- O segundo tipo são as patologias assintomáticas. Ou seja, progridem sem que a pessoa note qualquer alteração no corpo e só são detectadas em exames clínicos. Por isso, é tão importante fazer check-ups regularmente.
Além disso, existem os fatores de risco que influenciam na probabilidade de se contrair a doença.
O primeiro fator de risco é a idade, homens com 45 anos ou mais e mulheres acima de 55 anos tem um risco maior.
O segundo fator de risco é o gênero, nas mulheres, por exemplo, o estrogênio fornece uma certa proteção contra as doenças cardíacas. Já a diabetes, afeta mais as mulheres e traz um maior risco para essas patologias.
O terceiro fator de risco é o histórico familiar, se algum parente próximo já teve alguma doença cardiovascular, você corre um risco maior.
No entanto, não precisa se desesperar, ok? Cerca de 80% de qualquer doença cardiovascular pode ser evitado, basta tomar alguns cuidados.

1 – Mantenha uma alimentação saudável
Para uma vida saudável, não é preciso dizer que a alimentação é uma peça chave, não é? Para evitar as doenças cardiovasculares não seria diferente, o consumo exagerado de alimentos ricos em gordura ajuda a formar as chamadas “placas ateroscleróticas”, que obstruem as artérias.
O excesso de sal também contribui com o risco dessas patologias, já que, a pressão arterial é elevada, fazendo com que o coração bata com mais força.
Por isso, consuma vegetais, frutas, grãos integrais, legumes e carnes mais magras.

2 – Faça exercícios regularmente
A prática regular de atividades físicas é uma forma de prevenir não só as doenças cardiovasculares, mas diversas outras complicações. Além disso, fazer exercícios, no mínimo 3 vezes por semana, promove uma melhor qualidade de vida e traz benefícios não só para o corpo, mas para a mente também!
Alguns exercícios indicados são:
- Corrida
- Ciclismo
- Dança
- Natação

3 – Evite o excesso de álcool e de cigarros
já sabemos que o álcool e o cigarro não trazem nenhum benefício para o corpo, não é? Doenças como hepatite, cirrose hepática, câncer dentre outras são causadas por esses males.
O álcool causa dano as células do coração, além de estar ligada á obstrução das artérias e a arritmias. Já o cigarro, contribui para o afilamento das artérias e para a elevação da pressão arterial.
4 – Faça exames regularmente
A partir dos 35 anos, os cardiologistas recomendam que os exames de rotina sejam feitos pelo menos uma vez por ano para identificar o surgimento de qualquer complicação.
A indicação é fazer uma bateria de exames para fazer uma análise completa. Segue abaixo as principais recomendações dos médicos:
- Exame laboratorial para pesquisa de diabetes, doenças renais e alterações de colesterol;
- Ecocardiograma com doppler;
- Eletrocardiograma.

5 – Procure maneiras de reduzir o estresse
Na loucura do dia a dia, fica cada vez mais difícil tirar um tempo para si e chega a ser complicado fugir das situações de estresse por menores que sejam. Por isso, é extremamente importante buscar maneiras de relaxar, seja com um livro ou outro hobbies que lhe agrade.
O estresse está relacionado com as doenças cardiovasculares, pois a descarga de adrenalina disparada quando estamos em condições de estresse aumenta a pressão arterial.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e lembre-se de cuidar sempre da sua saúde! Para ver mais matérias como essa, lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente.
Fotos: Reprodução.