Cartão de visitas versão 2.0

Comportamento

Há muito tempo o currículo tradicional deixou de ser a única exigência para obter informações profissionais do candidato. Hoje, para conhecer melhor as pessoas que participam do processo seletivo, os chefes e responsáveis pelo RH da empresa querem ir além: procuram saber mais e não apenas no âmbito profissional. Por isso mesmo, informações sobre a vida pessoal são cada vez mais essenciais para compreender o perfil do futuro contratado.

Do mesmo jeito que as empresas buscam informações sobre funcionário ou possíveis colaboradores, os clientes também recorrem a essa ajudinha há mais para saber bem com quem fazem negócios. E, claro, a maneira mais rápida e fácil de obter informações pessoais sobre alguém – mesmo que de forma limitada – acontece nas redes sociais! Então, para você ficar atento com o seu perfil no Facebook, Twitter, Orkut ou até mesmo no LinkedIn, o No Pátio mostra algumas dicas de como gerenciar essas páginas e aumentar seu potencial de vendas.

Lembra do seu antigo cartão de visitas, aquele que você dava aos seus clientes? Pois agora essa forma de apresentação mudou: cartão 2.0! Sabe o que isso quer dizer? Que além de cuidar da sua aparência, usar roupas adequadas, manter o cabelo bem tratado, o carro limpo e a tom de voz educado, você deve também ter muito cuidado com as redes sociais. A presença correta e coerente pode sim conferir mais credibilidade ao vendedor. Do mesmo modo que a presença errada pode manchar a imagem do profissional.

O primeiro passo é saber diferenciar as redes de motivação pessoal das de motivação profissional. O LinkedIn, famoso site para compartilhar informações profissionais, deve ser usado apenas para esse fim. Já as redes sociais têm o misto de assuntos pessoais e profissionais. Isso que resulta o maior cuidado em relação a elas. Muitos profissionais fazem uso do Facebook e Twitter, por exemplo, para prospectar clientes, sendo assim a precaução com o que deve ou não ser postado é bem maior.

Assuntos polêmicos, que possam gerar discussões ou uso de termos não muito educados devem ser evitados. Falar sobre religião, futebol e política é quase que certeza que o resultado seja isso. Ah! Mesmo que você tenha o espírito brincalhão, evite brincadeiras desagradáveis – sempre há quem não tem o mesmo senso de humor que você. Comentários preconceituosos são terminantemente proibidos!

Saber o limite de prospectar e divulgar seus produtos com a falta de senso em fazer isso em excesso. Não fiquei como aquelas pessoas que usam o perfil da rede social para fazer propagandas e pedindo para que amigos “curtam” ou acessem. Divulgue com moderação seu trabalho e quem, de fato, quiser ver ou saber um pouco mais vai acessar o link que você postou.

Também não use as redes para divulgar apenas as propagandas! Faça isso com os conteúdos relativos ao seu trabalho também. Assim, os clientes vão perceber o seu potencial, sem falar que eles terão acesso a artigos e matérias interessantes.

As redes sociais são canais de venda sim, mas acima de tudo uma forma de criar laços mais estreitos e manter o contato com os clientes. Sabe aquela história “quem não é visto não é lembrado?”. Pois muito bem! Estar sempre nas redes, atualizar conteúdo e também estabelecer diálogo com os clientes faz sim toda a diferença.

Estratégias para gerenciar bem seus perfis em redes sociais:

  •  Tente sempre ter por perto e adicionar amigos que tenham interesses semelhantes aos seus, que possam ser futuros clientes. Sendo assim, cuidado com os termos usados.
  • Sabe os fóruns de discussão? Fique sempre de olho neles! Os que estabelecem relação com a sua área devem ser levados em consideração. Isso vai fazer de você uma referência no assunto.
  • Escreva um blog sobre as novidades no seu meio de trabalho, os produtos que comercializa e dicas. Indique artigos, matérias e vídeos com conteúdo de alta qualidade. Divulgue em seu perfil nas redes sociais.
  • Compartilhe sempre assuntos relevantes ao seu público alvo e sobre as mudanças no mercado de trabalho.
  • Para ter o contato de muitas pessoas do ramo e de possíveis clientes, faça um guia gratuito sobre um assunto relativo ao seu campo de trabalho – e que seja relevante, claro – e divulgue que ele existe nas redes sociais. Mas, para receber, é preciso preencher um cadastro com nome e e-mail. Simples assim!
  • Não fique restrito as redes sociais. Fazer uma ligação ou enviar um e-mail pode ser muito mais eficiente em muitos casos.

Depois dessas dicas não tem como não fazer um excelente cartão de visitas 2.0 e prospectar muitos clientes de peso para sua empresa!

 

 

Fotos: Reprodução

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