As Crônicas de Gelo e Fogo voltam com quarto livro e nova temporada

Cultura|Livros

 

Olá, amigos, sabem o que é um Voyeur Gráfico? Ah, é fácil identificar: Adora observar e compartilhar projetos criativos, inovadores, belos, funcionais ou não. Este é o post de estreia da nossa coluna semanal No Pátio e é isso que faremos a cada novo encontro: informações que te proporcionem prazer visual. Para esquentar as turbinas, vamos começar com Game of Thrones!

Cada vez mais popular no Brasil e no mundo, a série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R.R. Martin, estreou seu quarto volume nas livrarias dia 15 de Fevereiro “O Festim dos Corvos”. Adaptada para a televisão pelo canal pago HBO, com o título de “Game of Thrones”, a segunda temporada está prevista para Abril. Vamos conhecer um pouco mais dessa história?

As Crônicas de gelo e fogo estão no filão da literatura fantástica, tal como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia ou As Brumas de Avalon. Ambientada no continente de Westeros, a narrativa é focada nas intrigas e disputas das principais casas de nobreza do continente: Stark, Lannister, Baratheon e Targaryen. Tudo recheado com criaturas fantásticas, batalhas sangrentas, sensualidade e uma escrita tão realista que quase chega a ser agressiva.

O seriado não fica para trás. Com uma narrativa bem adaptada, cenários, figurinos e efeitos minuciosamente elaborados, contando inclusive, com a participação do próprio autor e de uma equipe de fãs na produção, já é um dos maiores atrativos do canal.

Qual o segredo desse sucesso? Pensamos que, em primeiro lugar, o que torna a série tão atraente são os personagens. Rumiko Takahashi (desenhista de mangá – quadrinhos japoneses) disse uma vez que, “Não importa a história, se os personagens forem carismáticos, ela será bem sucedida”.

Nas Crônicas de Gelo e Fogo o enredo se desenvolve em capítulos narrados sob o ponto de vista de diversos personagens. Isso permite que, além de podermos entrar em todos os núcleos de ação, tenhamos uma visão íntima de cada um dos narradores e do que se passa ao seu redor. Vemos que ninguém é tão bom e honrado que não cometa seus erros, nem tão mau que não tenha uma chance de se ‘defender’ e tomar outro caminho.

Nesse “jogo de reinos”, as circunstâncias e escolhas estão sempre testando o que os personagens acham que é certo, e qualquer jogada mal sucedida pode ser questão de vida ou morte. Tudo isso torna a narrativa quase possível, na medida em que você vê pessoas com dilemas que, nas devidas proporções, você também poderia ter.

O seriado perde um pouco nesse ponto. Mas, compensa pela narrativa ágil, trilha sonora e boa adaptação de figurinos, cenários e maquiagem. Os livros e a série, de certa forma, se complementam e tornam ainda melhor a experiência. Há obras que são grandes sucessos comerciais devido a uma forte propaganda; outras o são em consequência de sua qualidade. As Crônicas de Gelo e Fogo com certeza fazem parte do segundo grupo. Vale a pena conferir!

 

Geisa Gomes – Equipe Voyeur Gráfico

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter