Você já teve a sensação de que não existe nada de bom acontecendo no mundo? Pois calma que você não foi a única pessoa a sentir isso. na verdade, um casal estava tão cansado de ouvir notícias ruins que resolveram largar tudo e ir em busca de bons exemplos e projetos inspiradores. E, com isso, acabaram entrando em uma verdadeira aventura que mudou suas vidas – e a de muita gente. Prontos para conhecer os Caçadores de Bons Exemplos?
Em 2011, Iara e Eduardo estavam achando que o mundo era um lugar terrível para se morar. Afinal, os jornais traziam apenas notícias ruins e havia pouca esperança. Então, eles resolveram embarcar em uma jornada própria. Pediram demissão, venderam o que podiam e com o dinheiro resolveram cair na estrada em busca de projetos e ações que mostrassem que ainda haviam pessoas boas no mundo. Nascia assim o Caçadores de Bons Exemplos, um projeto que mapeava ações que visavam o bem de uma comunidade ou grupo social.
De lá para cá, o casal já rodou mais de um milhão de quilômetros, passando por 1.610 cidades brasileiras e também em 12 países. E, ao todo, já catalogaram mais de 6300 projetos de boas ações e cidadania. Então com isso, nasceu o site do Caçadores de Bons Exemplos, onde eles não apenas falam sobre sua viagem mas, principalmente, ajudam a mobilizar pessoas que querem apoiar os projetos catalogados por eles.
Como ajudar e dar bons exemplos aos outros
“Acreditamos que histórias são uma das formas mais poderosas que temos para nos conectarmos. Buscamos mudar o mundo compartilhando estas histórias, sejam de pessoas ou projetos, para que tenhamos cada vez mais exemplos, inspirações, conexões e que acreditemos, sim, que todos nós temos o poder de mudar o mundo”, contam eles em seu site.
Hoje em dia, o portal do casal se transformou em uma verdadeira plataforma de troca. Basta acessá-la e buscar os milhares de projetos catalogados por eles. São iniciativas na área de educação, meio ambiente, alimentação e muito mais. Depois, basta escolher um projeto e ver como você pode ajudar: se com dinheiro, com trabalho voluntário ou outra coisa.
Você não precisa largar tudo e cair na estrada para ajudar a quem precisa, mas que tal se inspirar pela história dos Caçadores de Bons Exemplos e ser você também o bom exemplo que sua comunidade precisa?
Fotos e vídeos: Reprodução