O que você fez durante a quarentena? Essa foi a pergunta que permeou os últimos meses de muita gente. Alguns se sentiam culpados achando que não estavam fazendo nada produtivo. Já outros aproveitaram o tempo “livre” em casa para produzir como nunca. E esse foi o caso da cantora cearense Di Ferreira. Para ela, esse foi um período de encontro, principalmente encontro consigo mesma, com a sua música, com seu lugar no mundo enquanto artista e com suas memórias de infância ao realizar as primeiras apresentações. E foi desse re-encontro que nasceu o projeto No Tempo do Tempo, que ela está pronta para apresentar ao público.
Misturando questionamentos que trazia desde criança sobre “rendimento” e “descanso” e indo até à compreensão do respeito ao ritmo do próprio, a cantora buscou inspiração para esse projeto. E hoje, tendo a tecnologia como aliada, Di Ferreira pode, mais uma vez, inovar. Isso porque ela assina pela primeira vez a produção musical de sua obra – e com a singularidade de um EP feito quase totalmente pelo celular. Então, muito do que se ouve contou com a ajuda da tecnologia de um app. Após os experimentos, Di ainda contou com a competência técnica-musical do artista e produtor Pepeu JC para finalizar os arranjos e mixagem. Mas o detalhe é que ele que está na França, ou seja, todo o processo foi realizado à distância, tornando a tecnologia ainda mais importante nesse projeto.
E dessa junção entre tecnologia e intuição, No Tempo do Tempo chega bem a tempo do aniversário da cantora. Isso porque o EP será lançado justamente neste dia tão especial, 28 de janeiro, em uma live comemorativa. Além de ser disponibilizado nas plataformas de streaming, o projeto contará ainda com uma live/show, gravada na sala da cantora. Tudo bem intimista.
Di Ferreira e o tempo das canções
O novo projeto de Di Ferreira traz releituras e novos arranjos para diferentes canções. Ao todo, quatro compõem o projeto. São elas Portal da Cor (Milton Nascimento); Suave e Revolução do amor cósmico (de sua autoria) e Um pouco de chão (David Ávila). Mas na live, ela trará ainda uma quinta canção. Estamos falando de Menina amanhã de manhã, de Tom Zé. Trata-se de uma performance completamente solo, resultado de uma ebulição de sentimentos, de uma atmosfera construída para divertir mas também acalmar, fruto de quem vem revendo sua identidade artística e humana.
Outra ponto a se destacar do novo projeto de Di Ferreira é a introdução de mais profissionais mulheres na sua equipe. Mas, dessa vez, na parte criativa. Isso é algo que há algum tempo a cantora vem buscando. Afinal, nada mais justo que abrir este espaço após ela mesmo perceber a tímida participação de outras companheiras atuando além do vocal. Também há o próprio desafio de acreditar no seu potencial também como produtora musical. Então, tudo isso provou o quanto trabalhar com outras mulheres nas mais diversas áreas do cenário musical é fundamental para uma equidade nessa carreira.
SERVIÇO:
No tempo do Tempo – Novo EP e Show de Di Ferreira
28/01 (quinta-feira): Lançamento em todas as plataformas digitais + Show/live no canal do Youtube, às 20h.
Fotos: Reprodução/Sagazcidade Filmes