Francisco Vera, o ativista de 11 anos que tem incomodado muita gente grande

Hypeando|Inspiração da Semana

Quando o nome de Greta Thunberg surgiu em meio aos indicados ao Nobel da Paz, muita gente ficou admirada. Isso porque a jovem tinha apenas 15 anos quando despontou para o mundo por seu ativismo ambiental e luta contra o aquecimento global. E foi justamente essa luta que lhe rendeu a indicação ao Nobel com apenas 16 anos, em 2019. Mas ela não está sozinha nessa luta – e há nomes ainda mais jovens que o dela. E um deles é o de Francisco Vera, um jovem ativista de apenas 11 anos, mas que apesar da pouca idade, já tem incomodado muita gente grande por onde passa…

Francisco Vera é colombiano e ativista das causas ambientais. Em entrevista à BBC, o menino contou que luta pelo meio ambiente desde os seis anos de idade, quando participou pela primeira vez de um protesto contra as touradas. E foi justamente seu amor pela natureza que o levou a se envolver cada vez mais com outras causas como o combate à mineração em reservas naturais. Em 2019, ele fundou o Guardiões da Vida, um grupo ambientalista, em sua cidade. Então, juntamente com seis amigos, eles marcharam até o centro da cidade. E, ao longo do caminho, foram recolhendo lixo e entoando slogans sobre as mudanças climáticas.

ativista

Ativista jovem, mas com ameaças de adulta

O jovem luta também pela preservação dos direitos das crianças, principalmente em tempos de pandemia. Em uma de suas mais recentes reivindicações, Vera fez uma campanha pedindo ao governo que ajudasse as crianças melhorasse a qualidade da internet, visando, principalmente, as crianças carentes que estão tendo que estudar online por causa da pandemia.

E foi justamente por esse vídeo que ele recebeu uma ameaça de morte nas redes sociais. Uma conta anônima no Twitter ameaçou tirar a vida do menino se ele continuasse com seu ativismo. A Organização das Nações Unidas (ONU) entregou pessoalmente ao garoto uma carta em que repudiava a ameaça sofrida por ele e o parabenizava pelo trabalho desenvolvido.

A ameaça desencadeou uma onda de indignação na Colômbia, onde a violência contra ativistas e defensores dos direitos humanos cresce. Mas também levou muitas pessoas a falarem a apelarem por mais civilidade nas redes sociais. “As crianças precisam de ter uma palavra a dizer nos grandes temas dos nossos dias, como as alterações climáticas ou a política econômica”, diz Francisco à BBC. “Não somos apenas o futuro. Já estamos sendo afetados pelas decisões que os adultos tomam.”

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter