Quem nunca herdou uma roupa que era da irmã ou de um primo? Ou então ganhou uma peça de decoração que algum amigo não queria mais, mas que você amava? Ou, ainda, comprou um produto usado, mas em bom estado, para dar aquela economizada? Então, os itens de segunda mão sempre estiveram presentes em nossas vidas – e são sinônimo de economia e relação afetiva com as peças. Mas e se a gente te contasse que existe um shopping inteiro dedicado a esse tipo de peça?
O shopping se chama ReTuna e fica localizado em uma cidadezinha perto de Estocolmo, na Suécia. São cerca de cinco mil metros quadrados e 14 lojas inteiramente dedicadas a vender itens de segunda mão dos mais variados tipos. Em seus dois pavimentos, os clientes podem encontrar os mais variados itens, desde os tradicionais livros usados (quem nunca usou na época de escola?) até gadgets de tecnologia usados. Mas há ainda outros itens como brinquedos infantis, materiais esportivos e artigos domésticos
Itens de segunda mão, mas ideias inovadoras!
Uma das principais bases do ReTuna é a doação. As pessoas doam aquilo que não querem mais – mas que pode ser consertado, reutilizado ou ainda está em perfeitas condições. Então, um time de profissionais avalia o material doado e repara aquilo que seja necessário. Em seguida, os itens são enviados às lojas do ReTuna de acordo com o plano de negócios de cada uma. Além disso, cada loja deve seguir modelos ecologicamente corretos e sustentáveis, sempre visão a reciclagem de produtos e o mínimo impacto ambiental. Então, quando algum item precisa ser comprado – como café, açúcar ou algum item alimentar – ele tem que ser, necessariamente, orgânico ou sustentáveis. Até mesmo o restaurante que há no local só vende comida orgânica.
Inaugurado em 2015, o local foi declarado em 2020 como “o primeiro shopping center do mundo designado para itens consertados, reciclados e restaurados”. E o reconhecimento veio de ninguém menos do que Livro Guinness dos Recordes Mundiais. Outro projeto interessante do local é que, uma vez ao ano ele promove um curso de design utilizando materiais recicláveis.
Fotos: Reprodução