5 documentários musicais para conhecer o outro lado do mundo da música

Entretenimento|Música|Streaming
documentários musicais

Cantar e fazer fama com música é o sonho de muita gente. Subir em um palco, entreter multidões, gravar discos, videoclipes, viajar o mundo… Tudo isso faz parte de um imaginário que faz muita gente acreditar que a vida dos cantores é muita diversão e pouco trabalho. Mas a gente sabe que a realidade não é bem assim… Então no Dicas Netflix dessa semana, trouxemos cinco documentários musicais que mostram que fazer música é bom, mas não é o mar de rosas, festas e dança que muita gente pensa! Confere só:

Simply Complicated – Demi Lovato (Youtube)

A atriz e cantora sempre falou abertamente com seu público sobre o lado escuro da fama. Então, em seu primeiro documentário, ela abre o jogo sobre seu vício em drogas, suas internações, sua relação com o corpo e sobre a pressão de estar na mídia desde criança. A ideia deu tão certo que, em março, ela vai lançar uma nova série documental.

Em Busca da Felicidade – Jonas Brothers (Amazon Prime Vídeo)

Alguns anos se passaram entre o anúncio da separação e o retorno dos Jonas Brothers. Foram anos difíceis, em que cada um dos três tentou buscar a si mesmo. E toda a procura culmina com esse registro, que traz a história dos três irmãos de origem humilde que estouraram na TV, nos cinemas e, claro, no mundo da música. Um dos documentários musicais que surpreendeu muita gente e que ganhou uma continuação com o registro dos shows da turnê de reunião dos irmãos – também disponível na Amazon.

Anitta: Made in Honório – Anitta (Netflix)

A série documental é a segunda a retratar os bastidores da carreira da maior cantora pop brasileira da atualidade. Nele, acompanhamos a funkeira em momentos decisivos como sua apresentação no Rock in Rio, bem como momentos extremamente pessoais, como quando ela conta que foi violentada na adolescência. um verdadeiro retrato de como a vida de artista de fácil não tem nada.

Miss Americana – Taylor Swift (Netflix)

Taylor lançou dois documentários ao longo, basicamente, de um ano: Miss Americana e Folklore. Mas vamos focar no primeiro, uma vez que ele traz um pouco mais do lado pessoal de Taylor. Isso porque, no filme, descobrimos mais sobre a relação problemática da cantora com a comida, o que a levou a desenvolver um distúrbio alimentar, além do caso de assédio sofrido por ela. Em Miss Americana acompanhamos, ainda, como foi para ela ver sua mãe enfrentar um câncer. Um filme sensível que mostra um lado pouco conhecido de Taylor pelo público em geral…

Homecoming – Beyoncé (Netflix)

Falar em documentários musicais sem citar o espetáculo que é Homecoming é praticamente impossível. Isso porque o filme traz os bastidores de uma das apresentações mais emblemáticas da cantora: no Coachella! Os dois shows da diva no festival se transformaram em um documentário que mostra a preparação e os bastidores, no qual vemos como a Beyoncé empresária atua e o quanto ela trabalha para que cada detalhe de seu show seja absolutamente perfeito. Mas vale destacar que o longa foi escrito, produzido e dirigido pela própria Beyoncé!

+ Bônus: AmarElo: É Tudo Pra Ontem – Emicida (Netflix)

A gente sabe que que no Dicas de Streaming trazemos só cinco títulos, mas são tantos documentários musicais incríveis disponíveis que vários acabaram ficando de fora. Então, não tinha como não fazer uma menção honrosa a AmarElo, que acompanha o processo criativo do cantor Emicida. Mas mais do que isso, o filme é uma verdadeira aula antirracista e mostra que a cultura negra no Brasil ainda está longe de ter a representatividade que merece. Destaque para as participações especiais ao longo do filme e, claro, para as músicas que se tornaram marcantes.

Ai gente, é tanta emoção vendo essa lista que até escorreu uma lágrima aqui. Então preparem-se para se emocionarem também!

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter