O machismo nosso de cada dia se revela em pequenos detalhes de nossa vida. Por exemplo: já repararam como existe uma ideia de que as mulheres têm sempre que competir? Sempre precisam provar quem é a mais bonita de todas, a mais popular, mais inteligente, a mais isso, a mais aquilo… E, para isso, vivem se comparando umas com as outras. Mas, porque as mulheres precisam sempre fazer isso? Afinal, melhor do que competir é se unir, não acham? Então, em pleno Dia Internacional da Mulher, trouxemos cinco excelentes dicas para pôr a sororidade em prática.
São formas simples para mostrar como as mulheres podem se empoderar e se ajudar. E, sempre que você sentir aquela ponta de inveja da colega de trabalho, começar a se comparar com a atriz da televisão ou julgar aquela menina nova da academia, pense que você poderia ajudá-la de alguma forma… Ou ela, ajudar você!
1 – Pare de fofocar sobre outras mulheres
O que é mais chato do que ser alvo de fofoca? Seja em casa, no trabalho, onde for, ver seu nome envolvido com fofocas e boatos é muito chato. E pior do que ser alvo da fofoca é ser a pessoa responsável por todo o disse-me-disse. E ninguém quer ficar por perto de gente assim, certo? Então, quando sentir aquela vontade de fazer uma fofoca, pense que poderia ser seu nome na boca dos outros. E em vez de espalhar boatos, que tal utilizar a boca para espalhar elogios sobre as outras pessoas?
2 – Faça elogios sinceros
Aproveitando que estamos falando em espalhar elogios, faça isso de forma sincera. Não é legal quando você é elogiada? Então elogie também! Mas elogie de verdade! Nada de fazer aquele elogio com tom de inveja, com tom de “ficou bom em você, mas seria melhor em mim”. E nada de elogiar colocando para baixo. Quer coisa mais chata do que ouvir “nossa, você está tão bem, só precisa perder uns quilinhos”. Sem falsidade, por favor! Mas lembrando que dizer que “magra” não é elogia assim como “gorda” não deveria ser xingamento!
3 – Se coloque contra o sexismo e defenda suas amigas
Não é difícil ouvir histórias de sexismo nos mais diversos ambientes. E muitas vezes a vítima está tão constrangida que acaba não falando nada. As mulheres estão sempre ouvindo piadinhas, sofrendo assédios ou sendo desrespeitadas. Essa é uma das formas mais simples de praticar a sororidade: defendendo outra mulher. Então, não se cale quando presenciar situações do tipo. Não seria legal se alguém fizesse o mesmo por você?
4 – Aja como exemplo para as mais jovens
As meninas e adolescentes de hoje merecem ser grandes mulheres amanhã. Então, nada de reproduzir conceitos machistas no seu comportamento e/ou na educação delas. Nada de dizer coisas “comporte-se como uma mocinha!” ou “isso não é coisa de menina!”. Aja de forma empoderada na frente delas e as empodere também!
5 – Reconheça as mulheres fortes que passaram pela sua vida
Quais são seus modelos de mulheres fortes? Sua mãe? Irmã? Sua melhor amiga? E qual foi a última vez que você deixou claro para elas o quanto você as admirava? Assim como você deve ser o exemplo de mulher forte para alguém, é bom você reconhecer as mulheres que são fortes para você. Irmandade, sororidade começa assim!
Viu como é fácil? Mulheres devem ser amigas, não rivais! Já existe muita pressão do machismo sobre as mulheres, não é preciso deixar isso ainda mais difícil, certo?
Fotos: Reprodução