5 vozes femininas importantes na história da música brasileira

Hypeando|Inspiração da Semana
vozes femininas

Seguimos com uma série de reportagens especiais para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março. E hoje viemos exaltar cinco vozes femininas que deixaram um marco importantíssimo na música popular brasileira. Isso porque elas seguem inspirando tantas outras gerações ainda hoje e têm suas carreiras marcadas por historias de luta e, claro, muito talento. Então aumenta o volume e confere só:

Elza Soares

Impossível não citar logo, de cara, Elza Soares em uma matéria sobre vozes femininas. Isso porque, do alto de seus 90 anos, Elza é um marco na música brasileira. A sua voz marcante lhe rendeu um prêmio de Melhor Cantora do Milênio pela BBC em 2000. Do samba ao pop, ela já cantou sobre o amor, sobre feminismo, sobre negritude e marcou o coração e os ouvidos de muita gente. Isso sem falar em sua história de vida, repleta de dramas e tristezas, mas também marcada por muita luta. Simplesmente imprescindível!

Maria Bethânia

A baiana é dona de um impressionante marco: ser a primeira mulher no Brasil a vender mais de um milhão de discos. Só isso a coloca em lugar de destaque entre as cantoras brasileiras de todos os tempos. Mas aliado a esse feito, há toda a sensibilidade de uma voz única, que cantou o amor em suas mais variadas formas e reinventou a MPB, fazendo da nossa música, uma coisa popular de verdade.

Alcione

Maranhense de alma carioca, a eterna Marrom é considerada uma das rainhas do samba brasileiro. Afinal, são 40 discos com hits marcantes como Não Deixe o Samba Morrer, A Loba e, claro, Você me Vira a Cabeça. Impossível não colocar ela nessa homenagem!

Rita Lee

https://www.youtube.com/watch?v=GxilmMzRheg

Uma das primeiras mulheres no rock brasileiro, Rita Lee caminhou para que várias artistas da atualidade pudessem voar. Com seu jeito irreverente e extrovertido, Rita provocou polêmicas, mas trouxe para músicas temas como sexo, masturbação, drogas e, claro, feminismo. Aliás, ela foi uma das primeiras artistas a defender, abertamente, a independência feminina – tanto dentro quanto fora dos palcos.

Cássia Eller

Sua carreira musical foi curta – com 5 discos de estúdio e 3 álbuns ao vivo apenas – mas foi suficiente para deixar seu nome gravado na história como uma das mais importantes vozes femininas da música brasileira. Passeando entre o rock, a MPB e o samba, Cássia foi a voz de uma geração ao se tornar uma das primeiras cantoras assumidamente bissexual do Brasil, nos anos 1980. Ela também foi uma das primeiras a defender a união homoafetiva.

Claro que ainda há muitas outras vozes femininas de destaque na história da música brasileira. Elis Regina, Pitty, Nara Leão, Gal Costa, Beth Carnvalho, Marisa Monte, Liniker (mulheres trans também são mulheres!) e a lista segue. Então, como não há como listar absolutamente todas aqui (infelizmente), fica essa pequena lista em homenagem a todas elas!

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter