
A Escola Pública de Dança da Vila das Artes divulga as datas do programa Conversa de Academia deste mês de março. As duas edições do evento ocorrem, nas tardes de terça e quarta-feira (23 e 24/03), às 16h, no canal da Vila das Artes na plataforma de vídeos YouTube. Os encontros on-line e ao vivo trarão os temas “Dança, História e Memória – A Dança do Ventre em Fortaleza”, com a condução de Carol e Isa Moreira, e “Corpo de Bairro: Uma Relação entre Olhos e Pernas”, com Patrícia Lopes.
Na terça-feira (23/03), o programa tem como convidadas as irmãs Carol e Isa Moreira, que apresentam o tema “Dança, História e Memória – A Dança do Ventre em Fortaleza”. A pesquisa é resultado de trabalhos acadêmicos com enfoque tanto no registro quanto na análise da história da dança do ventre em Fortaleza, durante o período de 1998 a 2010. “Diante da escassez de estudos destinados à pesquisa histórica, esse trabalho visa contribuir para o reconhecimento da dança do ventre diante do cenário acadêmico e das danças cearenses, além de permitir o reconhecimento das personalidades que constituem essa dança: as bailarinas e pesquisadoras da dança oriental”, explicam as irmãs.
Já na quarta-feira (24/03), “Corpo de Bairro: Uma Relação entre Olhos e Pernas” é o tema apresentado por Patrícia Lopes. A pesquisa investiga o exercício de travessia como prática estética. “Atravessar o espaço é uma atividade que está imbricada ao trajeto histórico da humanidade e, ao longo do tempo, tem levantado reflexões no campo da arte”, comenta Patrícia. “É uma atividade que envolve todo o corpo, e, tratando da cidade como espaço atravessado, podemos pensar em dois corpos se atravessando mutuamente: o corpo do sujeito e o corpo da cidade. Fazendo um recorte de um determinado espaço, podemos pensar que tipo de conhecimento artístico é constituído ao tomarmos o bairro em que moramos como espaço a ser atravessado”, complementa.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult