As máscaras viraram objetos essenciais no nosso dia a dia, não é mesmo? Pensando nisso, o Pátio Hype preparou um guia completo com recomendações dos especialistas para você escolher o melhor protetor facial. Confere aí!
As máscaras são essenciais no combate contra o novo coronavírus. Isso porque, a transmissão dessa patologia se dá principalmente pelo contato das vias aéreas com gotículas contaminadas e aerossóis.
1 – Máscaras de pano.
Por mais que não estejam no topo da pirâmide de quem protege mais, é melhor usá-las do que ficar sem! Caso seja possível, use duas por vez ou uma máscara cirúrgica por baixo.
O mais indicado é que as máscaras de pano tenham três camadas: 1- camada interna, feita de algodão ou misturas de algodão; 2 – camada intermediária, feita de material sintético, como polipropileno, ou algodão, para reter gotículas; e 3 – camada externa, feita de polipropileno, poliéster ou da mistura desses dois.
Obs. Não use máscaras com bordados ou intervenções que perfurem o tecido!
2 – Máscaras profissionais.
Sendo as opções mais seguras do mercado, as máscaras PFF2 e N95 são as opções mais seguras do mercado. Por mais que sejam “descartáveis”, em tempos de pandemia e desde que não haja contato prolongado com muitas pessoas, podem ser utilizadas por cerca de 10 vezes, desde que não apresente defeitos ou manchas aparentes.
Para reutilizar as máscaras, deixe-as em local arejado por 7 dias. O uso de produtos de limpeza não é necessário e pode acabar danificando a eletroestática do material. Por isso, é importante que você tenha no mínimo uma máscara para cada dia da semana.
3 – Opções para todos os rostos
Para suprir a necessidade de todo mundo, existem diversas opções no mercado. Segue abaixo uma listinha com opções para quem tem o rosto mais largo e para quem tem o rosto mais estreito.
Para rosto largo
- 9920 e 8801 – 3M
- Aero2 – GVS
- Moldex M/G
- Drager X-plore 1300
Para rosto estreito
- 9820 – 3M
- Aero 2 – GVS
- Camper
- Moldex p
4 – Protetores faciais
Os protetores faciais feitos de plástico, do tipo Face Shields, não são substitutos das máscaras, e sim complementares. P uso deles é indicado pois acrescenta mais uma camada de proteção.
5 – Máscaras que não protegem.
Máscaras de tricô, bandanas de duas camadas e máscaras de acrílico ou vinil são apenas acessórios estéticos e não garantem proteção contra o coronavírus! Portanto, não coloque sua saúde nem a dos outros em risco utilizando esses tipos de máscara, combinado?
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comente aqui embaixo qual tipo de máscara você mais usa no seu dia a dia. Lembre-se de seguir as recomendações da (OMS), respeite as medidas restritivas da sua cidade e se cuide! Para ler mais matérias como essa, visite o Pátio Hype regularmente.