Influenciadores indígenas que você precisa conhecer

Hype Curioso|Hype da Semana|Hypeando
influenciadores indígenas

Nesta terça-feira (19), foi o Dia dos Povos Indígenas – e não mais Dia do Índio, como muitos ainda falam e é errado. Primeiro que essa denominação não é a mais correta e sim “indígenas”. Segundo que em tempos em que precisamos nos unir para defender a Floresta Amazônica, você ainda acha que indígena não faz nada além de ficar na rede, caçar e dançar em torno de uma figueira? Então está mais do que na hora de rever seu preconceito! Há muitas tribos que conseguem aliar muito bem suas tradições ancestrais com inovações tecnológicas. E a prova disso são esses influenciadores indígenas que produzem um conteúdo incrível e que todos deveriam conhecer. Prontos para descobrir que, vergonhosamente, não sabemos praticamente nada sobre os povos originários do Brasil e, de quebra, seguir um pessoal com conteúdo incrível? Então confere só:

Cristian Wariu Tseremey’wa

Em seu canal, o jovem pertence à etnia Fulni-ê e é filho do presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Maro Grosso. A começar pelo próprio termo “índios” que é inapropriado. Isso porque ele vem do fato de os colonizadores terem achado que haviam chegado nas Índias ao desembarcarem por aqui. Mas mais do que mostrar “curiosidades”, em seus vídeos, Wariu dá verdadeiras aulas sobre um povo que costumamos ignorar e que tem tanto a nos ensinar. Então aproveite para seguir ele no Instagram também e adicionar alguns indígenas produtores de conteúdo no seu feed!

@cristianwariu Cara de índio? #atl2022 #acampamentoterralivre #indigenasbrasil ♬ som original – Wari'u

Ele também usa seu perfil no Tik Tok para passar informações e dividir conhecimentos através de vídem divertidos e lúdicos. Ativista e militante, a ideia de Wariu é ir desconstruindo cada vez mais as ideias preconceituosas em torno dos povos indígenas.

Angelica Anacé

Índia, mulher, cearense e empoderada! Dona do canal Índia Atualizada, Angélica é da etnia Anacé e mostra em seus vídeos o dia a dia da sua tribo. Diretamente do Pecém, no Ceará, ela fala com orgulho da sua rotina, da resistência do seu povo e muito mais! Mãe orgulhosa, em seu Instagram ela compartilha fotos do seu primeiro filho e também sua rotina.

 Cunhã-poranga e Dickson Tatuyo

@cunhaporanga_oficial O correto: Indígenas, Etnias, Povos originários… #irmãostatuyos #indígenass #jūgoanotiktok #tiktokindígena #wananosforever #tatuyosforever #fy #viral #tiktok ♬ toma tussi – ??

Os irmãos fazem parte da etnia Tatuyo. Através de seus perfis no Tik Tok, eles produzem diverwsos conteúdos sobre o dia a dia da região em que vivem, além de mostrar várias curiosidades de sua cultura. Com um jeito despojado e divertido, eles já conquistaram mais de sete milhões de seguidores, com quem interagem bastante e respondem suas pergutas.

Cristian Wariu

Infelizmente, o que vemos nos comentários de muitos desses indígenas produtores de conteúdo é o preconceito e o discurso de ódio. Há pessoas dizendo que eles deveriam “voltar para o mato” e “que ninguém quer ver um índio no Youtube”. Pois bem, nós queremos! E mais gente deveria querer também! E aprender com esse povo tão rico em sabedoria e experiências! Afinal, dividir, ensinar também é aprender, não acham?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter