A Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), promove, neste domingo (18), a partir das 16h, lançamento virtual da obra “Brasil em Imaginação: livros, impressos e leituras infantis”, de autoria da professora Andrea Borges Leão.
O acesso da transmissão vai acontecer pela plataforma Zoom, através do link, com a senha 863335. O livro vai ser apresentado pelo titular da Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Inácio Arruda, com mediação da jornalista e assessora de comunicação do Inesp, Luzia Rolim.
Resultado da tese de doutorado da professora Andrea, a publicação vasculha uma região até agora deixada obscura, retomando o problema da sociologia da cultura em torno das diferenças no acesso aos bens culturais.
O enfoque dado pela autora se volta para o ângulo das margens postas a grupos e agentes no tocante à atribuição de significados com íntima vinculação com o sentimento de pertencimento a determinada comunidade de imaginação nacional.
Para o diretor executivo do Inesp, professor doutor João Milton Cunha de Miranda, a publicação engrandece o Parlamento e reforça o papel do Instituto de assessorar a Assembleia Legislativa por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado.
“Esta obra nos convida à aventura de rever nossas certezas sobre o social, quando tomamos por sólidas objetividades estrutural-institucionais e subjetividades afetivo-cognitivas, sobretudo, insistimos em naturalizar a fronteira entre umas e outras”, aponta o diretor.
Sobre o Inesp
O Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará é um órgão de pesquisa, educação e memória, e tem a atribuição de propor ações inovadoras à Assembleia Legislativa, além de articular diretrizes, conhecimento e inovação em prol do desenvolvimento do Estado do Ceará.
Dentre os seus objetivos estão desenvolver estudos e pesquisas sobre teoria e história da cultura democrática e parlamentar, assim como editar livros, coletâneas de legislação e periódicos especializados.
Fotos: Reprodução