O que para algumas pessoas pode parecer algo simples, e até rotineiro, para outras realidades pode ser algo completamente desconfortável e fora do comum. E se para as mulheres falar sobre menstruação ainda é considerado um tema tabu, imaginem como deve ser para homens trans e não-binários falarem sobre isso. Então, focando nesta parcela da população, uma marca brasileira lançou um produto inovador: uma cueca menstrual.
Preconceituosos vão reclamar, mas o fato é que existem pessoas que menstruam e que não se identificam com termos e muito menos com o gênero feminino. Homens trans e não-binários são pessoas que precisam lidar todos os meses com a menstruação e que, até então, não tinham produtos desenvolvidos para eles. Ou seja, precisavam recorrer a produtos dedicados a mulheres cisgêneros para lidar com a situação. Então, a marca Pantys, pioneira no mercado de calcinhas absorventes reutilizáveis, lançou a primeira cueca menstrual do País.
“Queremos que todos se sintam acolhidos durante a menstruação. Hoje, os produtos menstruais disponíveis no mercado são feitos para mulheres e reforçam a comunicação pensada para um público feminino. Porém essa é uma questão séria para os homens que menstruam. Então, além de oferecer um novo produto, a Boxer trará visibilidade, conforto e funcionalidade aos ciclos menstruais de homens trans”, contou Maria Eduarda Camargo, sócia fundadora da Pantys, para a revista Meio e Mensagem.
Assim como as calcinhas absorventes reutilizáveis, a cueca menstrual também contam com a parte interna feita em tecido super absorvente. Já a parte externa é feita em tecido natural. O produto é destinado a quem tem fluxo moderado e dura cerca de dois anos – ou 50 lavagens. O desenvolvimento da peça contou com a participação de homens trans e não-binários, que ajudaram a criar desde o modelo, passando pelas cores e a testagem do produto final.
“A menstruação não tem gênero. É extremamente importante levar saúde e inclusão para todas as pessoas que menstruam. Ao longo do tempo percebemos como os homens trans são invisíveis na sociedade. E entendemos a importância de abraçá-los e nos posicionarmos diante de uma questão tão importante envolvendo a menstruação”, completa Emily Ewell, também sócia fundadora da Pantys.
Fotos: Reprodução/Pantys